quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como fazer o bebê largar a mamadeira

Como fazer o bebê largar a mamadeira: "

E agora?

Retirar a mamadeira pode ser difícil para você e para seu filho. Com essas dicas, a transição da mamadeira para o copo será muito mais fácil para ambos.

MamadeiraAo decidir iniciar esta jornada, certifique-se que seu filho já come com a colher e mostra interesse por alimentos sólidos. Os horários das refeições e lanches devem estar bem definidos para ajudar seu bebê a entrar em uma rotina de alimentação.

Quanto mais o bebê é alimentado com mamadeira, mais chance de desenvolver cárie e haver prejuízo do desenvolvimento dentário.

Com a manutenção da mamadeira, os alimentos sólidos que deveriam ser ingeridos durante o dia acabam sendo substituídos por leite. Apesar de o leite fornecer vários nutrientes importantes para a criança, em excesso ou isoladamente ele não fornece o suficiente para um bebê ou criança em crescimento.

Antes de iniciar a retirada da mamadeira

Certifique-se que não há nada mais acontecendo no momento, como um novo bebê ou animal de estimação, por exemplo. Isto pode causar distrações e tornar o processo muito mais difícil.

Nunca deixe seu bebê usar a mamadeira como brinquedo ou chupeta. Se o seu filho associa a mamadeira apenas com a alimentação e não como brinquedo ou conforto, ele se preocupará menos com a transição. Isto deve ser implementado a partir da primeira vez em que for utilizada uma mamadeira.

Quando der a mamadeira, segure-a você mesmo. Nunca deixe a criança segurar a mamadeira.

Seu bebê pode precisar de cuidados adicionais durante este período, portanto esteja preparada para lhe dar a atenção extra de que precisará para ultrapassar esta fase de transição. Você pode lhe oferecer um cobertorzinho ou bicho de pelúcia para que ele se distraia.

Tudo pronto para a grande mudança

CopoOfereça um copo com canudo por volta dos 6 meses de idade. Seu bebê provavelmente irá usá-lo como brinquedo por algum tempo, o que é bom. Repita o procedimento de tempos em tempos.

Ao reintroduzir o copo por volta dos 8-10 meses, ele provavelmente o aceitará de maneira bastante satisfatória.

Fique firme. É extremamente importante que você mantenha o seu plano ou o processo vai apenas se arrastar.

Depois que seu filho estiver familiarizado com o copo (lá pelos 8-10 meses), use-o no lugar de uma das mamadas, diariamente, por uma semana. Na semana seguinte, substitua mais uma mamada com mamadeira pelo copo. Faça isso a cada semana até que seu bebê tenha se esquecido completamente da mamadeira.

Lembre-se de ser persistente. A alimentação com o copo costuma ser mais demorada que com a mamadeira, então você deverá ser muito paciente.

É proibido...

... dar suco na mamadeira. Isso vai apenas prolongar a transição.

... abandonar o copo e retornar para a mamadeira. Isso só vai confundir o seu bebê e fazer o processo demorar mais ainda.

Fonte: Pediatria Brasil / Baby Tips Online

Se você tiver mais alguma dica, compartilhe conosco! Deixe o seu comentário!


Gostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Visite o Pediatria Brasil. Blog pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário