quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Exercício aeróbio melhora o raciocínio

FONTE - VEJA

Todos os praticantes de atividades cardiovasculares, como ciclistas, corredores e nadadores são unânimes em afirmar que se sentem mais bem dispostos, revigorados após uma sessão de treino. E muitos relatam, além dos diversos benefícios físicos, ganhos na perfomance no ambiente de trabalho. É muito comum ouvir declarações do tipo: “Quando corro antes do trabalho, sinto que meu dia rende mais. Meu raciocínio flui melhor, tenho maior capacidade de concentração, etc.” E é o que sinto também. Nos dias em que corro antes de ir para o escritório, sinto-me mais produtivo e com melhor raciocínio. Será que isso é apenas uma “sensação” ou de fato há mesmo um benefício em nossa capacidade cognitiva oriunda do exercício aeróbio?

Com o objetivo de responder a essa dúvida pesquisei estudos que analisassem a relação entre exercícios aeróbios e capacidade cognitiva. Encontrei uma pesquisa recente bastante interessante, publicado em um periódico científico de ótima credibilidade. No estudo, realizado em 2009, um grupo de pesquisadores do Departamento de Cinesiologia e Saúde Comunitária da Universidade de Illinois (EUA) investigou os efeitos de duas sessões de 30 minutos de exercícios, porém com características distintas: Grupo 1- Exercício resistido (musculação, com 8 exercícios básicos em aparelhos, 3 séries de 8-12 repetições) e Grupo 2- Corrida em ritmo leve (75% FCmaxima). Os participantes do estudo tinham uma idade média de 20 anos, sendo 12 homens e 9 mulheres, estudantes universitários sem sobrepeso e fisicamente ativos. Os participantes foram submetidos a um teste de raciocínio antes, imediatamente após e 30min após cada uma das sessões de exercício.

A conclusão dos pesquisadores foi a de que uma única sessão de exercício aeróbio em baixa intensidade foi capaz de melhorar o desempenho cognitivo em uma tarefa desenvolvida para medir o raciocínio. O grupo que realizou treinamento de musculação não apresentou melhora nesse aspecto.

O estudo baseou-se em outras pesquisas que já apontavam para alguma relação positiva entre exercício aeróbio e capacidade de raciocínio. E comprova aquilo que a maioria de nós relata. Por que a musculação não promove esse mesmo benefício? Os pesquisadores apenas especulam que talvez ela atue em outras áreas do cérebro. O que eu imagino é que, por exigir mais do sistema nervoso, a musculação gera fadiga no sistema nervoso central e diminui a nossa capacidade de concentração e de raciocínio. Portanto, recomendo que o praticante faça sua sessão de natação, ciclismo ou corrida preferencialmente pela manhã (para aproveitar o ganho no raciocínio) e que deixe o treino de musculação para o final do dia, uma vez que tende a cansar o sistema nervoso central (intimamente relacionado à cognição).

Referência bibliográfica:

Pontifex, M. B.; et. al. (2009). The Effect of Acute Aerobic and Resistance Exercise on Working Memory. Medicine and Science in Sport Exercise, vol. 41, n. 4, PP.927-934.

Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário