domingo, 12 de dezembro de 2010

Férias: cuidado com as crianças garante a diversão

A prática diária da pediatria nos ensina muito. E toda vez que as férias de verão se aproximam, vejo que é importante relembrar alguns cuidados que pais e responsáveis devem ter neste período.
Não é por acaso que até o Ministério da Saúde já lançou alerta sobre os acidentes com crianças nesta época do ano. Nas férias, seja agora ou no meio do ano, as crianças ficam muito mais expostas a perigos e por isso merecem o máximo de atenção, sobretudo as menores.
Isso ocorre devido aos "ingredientes" comuns em cenários bem típicos, dentro ou fora de casa, como praças, parques, praias e afins.
Em casa
Pesquisa do Ministério da Saúde, em 2009, revelou que as quedas representam 50,4% dos atendimentos com crianças de até 9 de idade anos nos pronto-socorros do SUS (Sistema Único de Saúde). Dos 10.988 acidentes domésticos registrados na época, 5.540 haviam sido motivados por quedas.
Igualmente significativos são os números de ocorrências de acidentes por choques elétricos, queimaduras - que podem ter consequências graves - e até machucados simples, como cair da bicicleta.
As queimaduras constituem um motivo frequente de atendimento na urgência pediátrica e, na maioria das vezes, provocadas pelas próprias crianças, sobretudo na cozinha. Elas são especialmente vulneráveis, por terem a pele mais fina, portanto menor proteção. As queimaduras "leves" podem ser tratadas em casa, mas as graves requerem atenção médica.

As principais causas de queimaduras são por substâncias quentes em contato com a pele, como líquidos e objetos quentes (ferro elétrico, entre os mais comuns). Mas, claro, há a queimadura pela exposição excessiva ao sol, assim como ao fogo e à energia elétrica.
Como em todos os casos de acidentes domésticos, prevenir é sempre o melhor remédio. Desta forma, evite o acesso das crianças à cozinha e áreas de serviço, mantenha-as longe de tomadas, aparelhos elétricos, fósforos, isqueiros e demais fontes de fogo, e ainda de produtos químicos e de limpeza em geral.
Praia e Piscina
Além da exposição ao sol, que também provoca queimaduras e futuramente até câncer de pele, e para o qual o protetor solar e horários certos para o banho de sol são as melhores condutas preventivas, é preciso ter muito cuidado com a água.
O afogamento está entre as principais causas de morte em crianças entre 1 e 14 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam cerca 2 mil casos por ano, a maioria justamente nas férias. Muitas vezes, (o afogamento) se dá pelo fato de a criança desconhecer a profundidade do local. No mar, mesmo em locais onde a água é calma, assim como em piscinas, vale as recomendações do uso de bóias de braço, que são seguras e não devem substituir os coletes salva-vidas, estes essenciais em embarcações pequenas ou na prática de esportes aquáticos. Já as piscinas de plástico – e até recipientes menores - devem ser esvaziadas após o uso.
Para os pais e responsáveis, algumas dicas: não deixem as crianças sozinhas ou aos cuidados de outra criança mais velha, especialmente em locais de eminente risco de acidente. Isto vale tanto para o ambiente doméstico quanto para o lazer em área livre. Importante também não executar atividades simultâneas, como conversar ao telefone e ler jornal, enquanto as crianças estiverem em playgrounds, próximo de piscina etc.
No mais, com o devido zelo, as brincadeiras nesta época são mais do que saudáveis. Aproveite para curtir junto com suas crianças.
Por Dr. Sylvio Renan - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário