domingo, 12 de dezembro de 2010

Novas diretrizes orientam sono do seu bebê

Recentemente, a Sociedade Americana de Pediatria lançou novas diretrizes a respeito do posicionamento dos bebês na hora de dormir. A orientação é para que os pais deixem de utilizar os posicionadores – aquelas almofadas – que limitam os movimentos da criança e a impedem de virar.
Antes indicados justamente por serem creditados como mais seguros para os bebês, agora os posicionadores foram colocados na berlinda por estarem supostamente relacionados a mortes de crianças.
Segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) e a Agência Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, alguns bebês se sufocaram ao ficar de barriga para baixo e depois girar para o lado, e outras foram asfixiadas ao ficarem presas entre o travesseiro e um lado do berço.
A comissão do FDA também diz ter recebido dezenas de relatos de pais que afirmaram ter encontrado seus filhos em posições perigosas, dentro ou ao lado do acessório.
Embora tenhamos que respeitar as normas internacionais, a minha orientação é evitar o pânico, pois o volume de mortes relacionadas ao posicionador é extremamente baixo e sem comprovação direta que seja pelo uso do produto.
Independente do auxílio de um acessório ou não, o importante é os pais ficarem atentos ao sono da criança e como ela se comporta. Sobre a posição mais segura contra regurgitamentos, o ideal é que a criança fique de lado, evitando que possa vir a sufocar com o líquido expelido.
Por Dr. Sylvio Renan - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário