quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DENGUE - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Estado do Rio de Janeiro registrou 9.311 casos suspeitos de dengue até o dia 23 de fevereiro. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, divulgadas nesta quarta-feira. Foram somados 4.432 casos em janeiro e 4.879 em fevereiro.
Ainda segundo a secretaria, até o momento foram registradas quatro mortes: uma no município de Nova Iguaçu, uma em Magé, uma em Cabo Frio e uma em São Gonçalo. Os municípios com maiores taxas de incidência são: Bom Jesus do Itabapoana (1.475,2 casos/100 mil habitantes), Santo Antônio de Pádua (702,5 casos/100 mil habitantes), Cambuci (424,8 casos/100 mil habitantes); Magé (423,0 casos/100 mil habitantes), Cantagalo (322,8 casos/100 mil habitantes).
Mário Sérgio Ribeiro, assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, diz que já era esperado um aumento no número de casos. "O vírus responsável por este aumento teve um pico há mais de 15 anos; ou seja, há muitas pessoas que não estão imunizadas contra ele", explica ele. Apesar de não considerar uma epidemia, Ribeiro diz que o número de casos é preocupante, e o governo está combatendo o vírus continuamente.
O principal investimento público contra a dengue são as campanhas de conscientização da população. "O mais importante é a eliminação do criadouro do mosquito", diz Ribeiro. Desde 2008, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde já fez parcerias com entidades como a ONG Afroreggae para alcançar mais pessoas, e com o Corpo de Bombeiros de mais de 30 municípios para ter auxílio na eliminação de focos do mosquito dentro das residências.
Contra esse aumento recente de casos, a Subsecretaria vai investir em centros de hidratação, com bebedouros e maior volume de soro e outros insumos para tratar pacientes já contaminados. Os centros serão dentro de unidades de atendimento de saúde já existentes, e devem ser implantados até o fim da primeira semana de março. O pico de alta no número de casos é esperado para os meses de maio e junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário