quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Teste de capacidades que estudantes do ensino médio deveriam ter

Teste de capacidades que estudantes do ensino médio deveriam ter: "

iG São Paulo

A maioria dos alunos formados nos últimos anos não consegue chegar às respostas corretas em questões com as abaixo. Experimente

Na série especial do iG Educação sobre ensino médio, foram dados exemplos de dificuldades apresentadas pela maioria dos estudantes desta etapa de ensino. De acordo com uma escala elaborada pelo Ministério da Educação, apenas 7% são capazes de “resolver problemas que envolvam variação proporcional entre três grandezas (regra de três simples)”, como nas questões abaixo de matemática e 6% conseguem distinguir um trecho opinativo entre as informações de um texto.


O iG apresentou estas questões a estudantes do 3º ano em São Paulo, no Paraná e no Maranhão, para ilustrar a reportagem que fala sobre a baixa aprendizagem na etapa de ensino. Leia os enunciados apresentados, tente responder e confira as respostas corretas.



Observação: A primeira questão acima é um exemplo do Ministério da Educação, já utilizado em testes. Como os professores dos alunos do 3º ano poderiam, com razão, ter trabalhado exatamente o mesmo exemplo em sala de aula, o iG pediu ao professor e autor de livros didáticos, Luiz Imenes, que elaborasse o segundo problema, com foco na mesma capacidade. O mesmo ocorre no teste de língua portuguesa abaixo, em que o primeiro problema foi extraído de uma prova oficial e o segundo montado com exemplos do cotidiano dos estudantes.








"

Nenhum comentário:

Postar um comentário