quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

GOVERNO ESTADUAL - Qualificação para professor crescer no magistério


Serão estabelecidos pré-requisitos de capacitação para quem quer fazer carreira

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - A Secretaria Estadual de Educação vai mapear os pré-requisitos mínimos que os professores devem ter para disputar funções dentro da rede. Quem tiver planos de fazer carreira no magistério terá que obter os certificados na nova Escola Corporativa da secretaria, que ficará pronta no segundo semestre. “Ninguém vai precisar de padrinho político para conseguir um cargo. Os cursos de qualificação vão criar condições para que qualquer servidor possa fazer carreira na secretaria”, garante o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker.

Com auditório, salas de aula e laboratórios de informática, o Centro de Formação vai oferecer cursos nas áreas de gestão, multimídia e projetos pedagógicos, entre outros, para 20 mil profissionais a cada ano. Para o professor de Filosofia Cyro Dantas, 42 anos, os cursos vão tornar as aulas mais dinâmicas. “Eu uso vídeo em sala, mas somos muito cobrados pelos alunos para usar mais os computadores nas aulas. Era como equipar um hospital com os melhores tomógrafos e não qualificar os funcionários. Com a Escola podemos aprender a usar mais as novas tecnologias”.

EDITAL

Outra mudança será a seleção de diretores para 29 unidades da Região Metropolitana e do interior que estão com o cargo vago. O edital com a lista das unidades sairá até o fim do mês. O novo critério de seleção põe fim à indicação política. De acordo com Becker, profissionais de qualquer região poderão indicar a escola de sua preferência, sendo que 70% delas estão na Região Metropolitana. A seleção será em quatro etapas: análise de currículo, prova, entrevista e treinamento. Os diretores estarão nas escolas em abril.

Estaduais terão verba para moradia

Instituições estaduais de Ensino Superior, como a Uenf, que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberão até R$ 1,5 milhão para assistência estudantil, como refeitório e alojamentos. Antes, a verba extra só era repassada pelo MEC às federais. No Rio, 10 instituições — 83 no País — participarão do Sisu. Estudantes que fizeram o Enem em 2010 poderão se candidatar às 83 mil vagas a partir de domingo pelo site. As faculdades fluminenses oferecem 11.521 vagas. O resultado sai no dia 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário