Parabéns a equipe.
PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2011: "
UNIDADE EDUCACIONAL: CEI JARDIM RODOLFO PIRANI
D.R.E. São Mateus
ANO: 2011
No. HORAS SEMANAIS: 3 TOTAL ANUAL DE HORAS DO PROJETO: 108
Agrupamento I: 11h30 as 12h30
Agrupamento II: 17h30 as 18h30
Dias de Realização: 2ª e 3ª e 5ª feira.
DENOMINAÇÃO DO PROJETO: Da intenção a ação: Documentação pedagógica
JUSTIFICATIVA E ARTICULAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO
Objetivos
FASES / ETAPAS MÊS CRONOGRAMA: Execução e Avaliação
CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
• Documentação: conceitos e tipos
• Características do instrumento de observação
• Características registro reflexivo
• Construção dos registros
CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Utilização dos documentos pedagógicos como instrumento de ação e reflexão da prática pedagógica.
Periodicidade: contínua, sendo:
Instrumentos:
Volume 2: Formação Pessoal e social
Volume 3: Conhecimento de Mundo
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D.R.E. São Mateus
ANO: 2011
No. HORAS SEMANAIS: 3 TOTAL ANUAL DE HORAS DO PROJETO: 108
Agrupamento I: 11h30 as 12h30
Agrupamento II: 17h30 as 18h30
Dias de Realização: 2ª e 3ª e 5ª feira.
DENOMINAÇÃO DO PROJETO: Da intenção a ação: Documentação pedagógica
JUSTIFICATIVA E ARTICULAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO
O Centro de Educação Infantil Jardim Rodolfo era composto por um quadro de funcionários sem grandes rotatividades.
Durante os últimos três anos a unidade recebeu a capacitação direta do Instituto Avisa-lá ao avaliar esta formação podemos constatar saltos de qualidade significativa nas práticas pedagógicas desta instituição.
Com a evolução das pesquisas cientificas sobre o desenvolvimento infantil, as quais apontam a enorme importância dos primeiros anos de vida para os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e sociais dos seres humanos, a equipe educadora percebendo as demandas necessárias para um atendimento de qualidade, vem de forma sistemática buscando através da formação em serviço e continuada aprimorar nossos fazeres pedagógicos em uma perspectiva critico –reflexiva (Shown, Dewey, Alarção).
No ano de 2009 houve mudanças significativas no quadro docente, a unidade recebeu nove novos professores, sendo que apenas um tem experiência na educação de zero a três anos e na Secretária Municipal de Educação de São Paulo.
Ao analisar o quadro a partir destas mudanças da equipe docente, a releitura dos objetivos gerais do nosso Projeto Político Pedagógico e as avaliações institucionais dos últimos anos, elegemos a documentação pedagógica como foco desta formação por permear todos os campos de experiências propostos nas Orientações curriculares: Expectativas de aprendizagem e Orientações Didáticas.
E por acreditar na importância dos registros para a prática educativa como recurso de observação, análise e reflexão das nossas práticas.
Segundo Zabalza a documentação pedagógica seja ela: diário de observação, diário de intercorrência, agenda de comunicação com a família, fotos, filmagens entre outros, constituem recursos valiosos no processo de revisão e análise da própria prática profissional e como instrumento de pesquisa – ação.
- Qualificar a prática a partir da reflexão sobre a documentação pedagógica;
- Buscar uma maior coesão entre as intenções e as ações docentes;
- Subsidiar a análise dos processos de aprendizagem;
- Instrumentalizar no re - planejamento das ações educativas;
- Perceber as possibilidades e potencialidades de cada criança
- Pensar e re-planejar suas ações, intervenções e novos focos de observação e registro,
- Instrumentalizar os educadores no uso de novas tecnologias como recurso de observação, registro e reflexão.
- Construir uma cultura de formação na perspectiva mais critica e mais reflexiva;
- Consolidar o fazer pedagógicos embasados em teorias.
DESCRIÇÃO DAS FASES / ETAPAS
Planejamento do PEA
Mês: Março 14 e 15
TOTAIS HORAS = 02
TOTAIS HORAS = 02
Avaliação do Projeto: Mês: Março 21
TOTAIS HORAS = 03
Leitura – planejamento – ação – reflexão - ação.
Mês: Março - Dias: 22,24,28,29 e 31
TOTAIS HORAS = 05
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação.
Mês: Abril 4,5,7,11,12,14,18,19,25,26 e 28
TOTAIS HORAS=11
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Maio 2,3,5,9,10,12,16,17,19,23,24,26 e 31
TOTAIS HORAS = 13
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Junho 2,6,7,9,13,14,16,20,21,27 e 28
TOTAIS HORAS = 11
Leitura – planejamento: ação – reflexão – ação
Mês: Julho 4,5,7,11,12,14,18,19 e 21
TOTAIS HORAS=9
Avaliação do 1º semestre
Mês: Julho 25
TOTAIS HORAS=01
Replanejamento do PEA
Mês: Julho 26 e 28
TOTAIS HORAS=02
TOTAIS HORAS=ATÉ JULHO 55
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Agosto 1,2,4,8,9,11,15,16,18,22,23,25,29 e 30
TOTAIS HORAS= 14
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Setembro 1,5,6,8,12,13,15,19,20,22,26,27 e 29
TOTAIS HORAS=13
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Outubro 3,4,6,10,11,13,17,18,20,24,25,27 e 31
TOTAIS HORAS=13
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: Novembro 1,3,7,8,10,14,17,21,22,24 , 28 e 29
TOTAIS HORAS=11
Leitura – planejamento – ação – reflexão – ação
Mês: DEZEMBRO 1
Avaliação Mês: DEZEMBRO 1 =01
TOTAIS HORAS= ATÉ DEZEMBRO 53
TOTAL 108
• Documentação: conceitos e tipos
• Características do instrumento de observação
• Características registro reflexivo
• Construção dos registros
- Linguagem escrita;
- Textos descritivos (os detalhes);
- Textos narrativos (ligação entre tempos e acontecimentos);
- Teorização
CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
- Linguagem visual e ou sonora;
- Gravação de áudio;
- Imagens (com e sem movimentos);
- Linguagem mista (articula imagens e textos);
- Vantagens e limites das linguagens utilizadas.
Utilização dos documentos pedagógicos como instrumento de ação e reflexão da prática pedagógica.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Problematização de práticas;
- Analise de bons modelos;
- Situações homólogas;
- Análise de registro e devolutiva
Periodicidade: contínua, sendo:
- Mensal: considerando e indicando possíveis contribuições à prática
- Semestral: considerando adequação e /ou reestruturação necessária
- Final: feita por todos os participantes e equipe escolar indicando objetivos alcançados e a continuidade ou não para o ano seguinte.
Instrumentos:
- Relatório: individual, em grupo e das equipes.
- Registros elaborados durante o desenvolvimento do projeto
- Documentação pedagógica: construção do Portífólio
- Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il
Volume 2: Formação Pessoal e social
Volume 3: Conhecimento de Mundo
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e Espaços para Infância e suas Linguagens nos CEIs e EMEIs da Cidade de São Paulo/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de brincadeiras/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006
- São Paulo (SP), Secretária Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas/ Secretária Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2008
- Bassedas, Eulália: Aprender e Ensinar na Educação Infantil/ Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Sole; tradução Cristina Maria de Oliviera. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
- Zabalza, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Tradução Beatriz Affonso Neves. – Porto Alegre: Artmes, 1998.
- Zabalza, Miguel A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional/ Miguel A. Zabalza; Tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmes, 2004.
- Lener, Delia. Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário / Delia Lenner; tradução Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002
- Moreira, Ana Angélica Moreira. O espaço do desenho: a educação do educador / Moreira, Ana Angélica Moreira – São Paulo - Ed. Loyola – 11ª ed. 2008
- Artigos darevistas Avisa-lá , Nova Escola, Pátio e A Mente do Beb
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