quinta-feira, 17 de março de 2011

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 6

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 6: "

Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia.

Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 6Desde cedo a criança deve acostumar-se a comer alimentos variados. Só uma alimentação variada evita a monotonia da dieta e garante a quantidade de ferro e vitaminas que a criança necessita, mantendo uma boa saúde e crescimento adequados. O ferro dos alimentos é melhor absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição, carne e frutas ricas em vitamina C.

A formação dos hábitos alimentares é muito importante e começa muito cedo. É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas e não nas primeiras. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas e da própria evolução da maturação dos reflexos da criança.

Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. Colocar as porções de cada alimento no prato, sem misturá-las.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde / OPAS / OMS

Comentários

Imagine o seu bebezinho daqui a uns cinco anos, almoçando: aquele pratinho de arroz com feijão, sem nenhuma verdura ou legume, suando para comer um pedacinho de carne. Imaginou? Pois é... se você quiser que seu filho coma bem quando estiver mais velho, precisa começar o processo de educação alimentar desde AGORA.

Tudo é questão de costume. É claro que cada ser humano é único e tem suas preferências. Mas dá para criar ótimos hábitos alimentares se desde pequena a criança for apresentada aos diversos tipos de alimentos existentes.

Como já foi dito em alguma das postagens anteriores, não se deve liquidificar a comida do bebê. Ele deve conseguir identificar e saborear cada alimento individualmente.

E não desista caso haja rejeição em uma primeira tentativa. Isso é comum e não quer dizer necessariamente que a criança não gosta disso ou daquilo. Alguns estudos indicam que o bebê pode rejeitar determinados alimentos de 10 a 14 vezes, e depois aceitá-lo numa boa.

Outros passos para uma alimentação saudável

- Passo 1 - Passo 2 - Passo 3 - Passo 4 - Passo 5 - Passo 7 - Passo 8 - Passo 9 - Passo 10 -


Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário