sexta-feira, 25 de março de 2011

História do Palácio da Cidade

História do Palácio da Cidade: "
O Palácio da Cidade

Construído entre os anos de 1947 e 1949 para sediar a Embaixada Inglesa, o Palácio situado na Rua São Clemente, em Botafogo, é um exemplo de arquitetura no estilo Adam, que transcorreu no Reino Unido na segunda metade do século XVIII.

O prédio fica ao fundo de um amplo parque ajardinado e possui uma fachada imponente marcada por quatro colunas e amplos terraços. A decoração interna é sóbria, com peças de mobiliário, tapetes, pinturas e obras de arte em geral dos séculos XVIII e XIX e obras atuais.

Com a transferência das embaixadas para Brasília, o edifício foi adquirido em 1975 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para sua sede e foi tombado em 1984.


Palácio: sede do Poder Municipal do Rio de Janeiro

Em 1975, após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, um dos primeiros desafios que o município do Rio enfrentou foi o de achar uma sede para sua Prefeitura. Havia o sonho de que o Paço Imperial, na época ocupado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, voltasse a sua função original, de ser ocupado pelos governadores da cidade.

O sonho durou pouco, o espaço que foi cedido no Paço era pequeno, e a Prefeitura tinha que se mudar. Mas para onde? Diversas tentativas foram feitas: o antigo prédio do Ministério da Agricultura (hoje demolido), o Solar da Marquesa de Santos, o anexo do Palácio do Catete etc.

Meses se passaram depois da posse do primeiro prefeito, e a Prefeitura ainda não tinha uma sede. Até que o cônsul geral da Grã-Bretanha, Alan Munro, revelou o intuito de vender o Palácio da Rua São Clemente, sede da embaixada inglesa. A venda foi fechada por Cr$ 39.946.500,00 (valor equivalente na época a 4 milhões 950 mil dólares). Deste então o Palácio é a sede do Governo Municipal do Rio de Janeiro.


E surge o nome Palácio da Cidade

Foi em 10 de outubro de 1975 que o palácio da Rua São Clemente recebeu o nome pelo qual hoje é conhecido. O então Prefeito Marcos Tamoyo por decreto definiu que para homenagear o município, os personagens históricos e a população, a ex-embaixada da Inglaterra ainda iria se chamar Palácio da Cidade.

Veja abaixo a íntegra do decreto:

Decreto nº 162, de 10 de outubro de 1975

Dá nome ao edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e simplesmente chamada, forjada pelo heroísmo em cenário de beleza, resume a cônica de seu povo admirável, suas lutas, suas vitórias e sua força, sua vigorosa presença na história política, social e cultural do País;
CONSIDERANDO que a nova Casa do Poder Municipal deve marcar, para a posteridade, a singeleza desse primado impessoal , que homenageia a todos os personagens de sua História, sem o risco de olvido, preterição ou injustiça.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário