quarta-feira, 16 de março de 2011

O SACRÁRIO JESUÍTICO

O SACRÁRIO JESUÍTICO: "


Desde meados do ano passado (2010) o Centro Cultural Dr. Antonio Nicolau Jorge, de Santa Cruz, a Vila Olímpica Oscar Schmidt e a Biblioteca Popular Joaquim Nabuco passaram a fazer parte da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, pois na Escola Municipal PRINCESA ISABEL, localizada nos fundos do antigo Palacete do Matadouro (PALACETE PRINCESA ISABEL) está funcionando uma das escolas do PROGRAMA GINÁSIO CARIOCA.
Em visita que fiz ao local pude acompanhar uma aula do professor Alex Gaudêncio, de Artes Plásticas, em um dos espaços do Centro Cultural.
Também lá encontra-se em exposição o SACRÁRIO JESUÍTICO, peça valiosa do acervo de arte sacra legado pelos padres da Companhia de Jesus - Jesuítas, no século XVIII.
O SACRÁRIO cedido ao Centro Cultural de Santa Cruz por autorização de Dom Orani Tempesta acabou de ser restaurado com o patrocínio da Casa da Moeda do Brasil.
Ali, os alunos das escolas da 10ª Coordenadoria de Educação que abrange escolas de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba, Jesuítas e Guaratiba, poderão conhecer um pouco mais sobre a História do bairro a partir de fotografias, maquetes, documentos e do próprio prédio, de estilo neoclássico,que foi construído para servir como sede administrativa do antigo Matadouro Público e onde funcionou a Escola de Santa Isabel, inaugurada em 1886.
Da exposição do SACRÁRIO, os visitantes poderão conhecer através de banners ilustrativos, os caminhos percorridos para a restauração daquele precioso acervo.
Há um projeto intitulado SANTA CRUZ REVISITADA que contempla alunos das escolas públicas municipais, fornecendo ônibus e lanche, mas os professores interessados poderão também agendar visitas ao CENTRO CULTURAL DE SANTA CRUZ pelo telefone 2418-3140, com o Sr. Walter Vieira Prioste, gerente do Ecomuseu.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Professor representante da 10ª CRE no Rioeduca
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário