terça-feira, 1 de março de 2011

Sustentabilidade nas construções

Sustentabilidade nas construções: "

As gigantescas instalações do novo CENPES impressionam de longe. O conjunto de 22 prédios com design futurista e arrojado ocupa uma área equivalente a seis campos de futebol no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão (RJ). O maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina é, de fato, um dos mais importantes cases de construção sustentável do mundo.



O projeto vencedor do concurso promovido pela Petrobras foi o premiado arquiteto Siegbert Zanettini, veterano em edificações sustentáveis que promovem a economia de água e energia e o aproveitamento de materiais inteligentes. Passeamos durante horas com o arquiteto pelas dependências de sua obra e registramos depoimentos supreendentes sobre um gênero de construção que respeita o que há de mais antigo na história da arquitetura (projetos que se apropriam da luz solar, da ventilação natural e do mapa dos ventos) e nem por isso deixa de impressionar pela modernidade de seu estilo.



Além da instalações do novo CENPES, vamos mostrar no programa a 1ª Câmara dos Vereadores do Brasil movida a energia eólica. Um aerogerador foi instalado bem ao lado do prédio reformado do parlamento municipal de São José (SC), nos arredores de Florianópolis. O projeto foi executado pelo mesmo fornecedor que instalou um aerogerador nas imediações da Casa Branca, em Washington.



Não perca! Cidades e Soluções inédito. Nesta quarta-feira, 2/3, às 23:30.


O Cidades e Soluções é finalista do prêmio GreenBest, na categoria Veículo de Comunicação. A premiação é definida pelo voto popular. Clique aqui para votar!

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário