terça-feira, 26 de abril de 2011

Municípios celebram a data com a promoção de oficinas e eventos para a comunidade


http://www.blogeducacao.org.br/
26 de abril de 2011

Na próxima quinta-feira, 28 de abril, o Brasil celebra o Dia da Educação. Mais do que levar a uma reflexão sobre o tema, a data é para o projeto Parceria Votorantim pela Educação uma grande oportunidade de sensibilizar as famílias para a importância de acompanhar a vida escolar das crianças e jovens, incentivar os estudos e valorizar, assim, o papel da escola e do professor.
Pensando desta forma, vários municípios da rede do projeto, usando de criatividade e com apoio de diversos agentes-chave, prepararam uma série de ações de mobilização que vão acontecer ao longo desta semana.
Em Miraí, interior de Minas Gerais, por exemplo, a Praça Dr. Miguel Pereira, no centro da cidade, será o cenário de uma “Blitz Educativa” e de atividades comemorativas à data, que acontecerão no próprio dia 28. Apoiada pela equipe de mobilização do projeto Parceria, a iniciativa integra um plano de ações da Secretaria Municipal de Educação, voltado a estimular o envolvimento das famílias na vida escolar de seus filhos.
Durante todo o período da manhã, representantes da Votorantim Metais, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, APAE, Igreja Católica, Maçonaria, além de profissionais de escolas municipais e da Escola Estadual Joaquim Nabuco, distribuirão exemplares das cartilhas de sensibilização de famílias do Ministério da Educação (MEC) e conversarão com os moradores da cidade sobre o tema, convidando-os a também defenderem a causa da educação. Quem comparecer à ação educativa terá chance, ainda, de participar de oficinas pedagógicas, apresentações de dança, dentre outras atividades. Para a Secretária Municipal de Educação do município, Maria do Carmo Trota, a ação educacional complementa a condução e a discussão das temáticas educacionais de acordo com a realidade local. “Esse tipo de ação estreita o relacionamento entre alunos, pais e agentes educacionais da nossa cidade, fortalecendo ainda mais o trabalho desenvolvido diariamente”, diz.
Outro município que promete uma programação intensa em comemoração ao Dia da Educação é Fortaleza de Minas, também no estado de Minas Gerais. Lá, as ações estão marcadas para o dia 30 de abril. Logo pela manhã acontecerá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itaú de Minas na Praça do Rosário. A mesma praça também será palco para a realização de oficinas de desenho e diversas atividades lúdicas direcionadas a toda a comunidade.
Para estimular na garotada o interesse em aprender a grafia correta das palavras, a equipe de mobilização do município, em conjunto com a direção da Escola Estadual Doutor Noraldino Lima, promoverá uma versão local da competição Soletrando, semelhante à apresentada pela Rede Globo. Durante toda a manhã, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental disputarão, palavra a palavra, um lugar na grande final que renderá ao vencedor uma bicicleta. Os interessados em participar devem fazer a inscrição com antecedência na secretaria da própria escola.
Completando a programação, também na escola Noraldino Lima será realizada a oficina educativa “Quem Conta um Conto”, na qual funcionários voluntários da Unidade da Votorantim Metais em Fortaleza de Minas contarão histórias baseadas no tema meio ambiente. “A ação é uma sinergia do projeto Parceria com o programa de educação ambiental já desenvolvido pela empresa”, explica Silvia Helena Horta Borim, mobilizadora de projeto no município.
Arrastão da Educação
Ainda para celebrar a data, nesta terça-feira, 26 de abril, um “Arrastão da Educação” promete movimentar as ruas da pequena cidade de Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Um grupo formado por mobilizadores e agentes-chave do projeto irá circular pelos bairros para conversar com os pedestres e visitar os estabelecimentos comerciais, buscando reforçar junto à comunidade a importância dos estudos na vida de uma pessoa e a necessidade de todos contribuírem para a melhoria do ensino no país. Na ocasião também serão distribuídas as cartilhas de sensibilização de famílias do MEC. “A ideia – explica a mobilizadora local Andreia Moraes – surgiu durante uma reunião com o grupo de agentes-chave e foi aprovada por todos. O objetivo, agora, é realizar um bom trabalho e fazer com que mais pessoas abracem a causa da educação”, diz.
Bate-papo com os alunos
Em Vazante, município da região noroeste de Minas Gerais, a equipe de mobilização do projeto Parceria Votorantim pela Educação optou por promover na quinta-feira um bate-papo com os estudantes da comunidade baseado no tema “Eu e minha Família” para falar sobre o valor da educação e a necessidade dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos. A ação será realizada em parceria com os responsáveis do projeto Minas Olímpica, uma iniciativa da Prefeitura de Vazante que busca a inserção social de crianças e jovens por meio da prática do esporte. Serão dois encontros, um de manhã e outro à tarde, que deverão reunir mais de 250 estudantes no Centro Esportivo de Vazante.
Outro encontro com jovens vai acontecer em Jacareí (SP), nos dias 28 e 29, na sede da Faculdade Anhanguera, na Vila Pinheiro. Na ocasião, a professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, irá conduzir a palestra “Fortalecimento do Valor Social da Educação”. Apoiado pela equipe de mobilização do projeto Parceria, o evento faz parte do Serviço de Atenção à Juventude que integra os programas Ação Jovem, Ceju e Projovem, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Jacareí. São esperados para esse evento cerca de 500 jovens.
Também em Jacareí, nesta semana o grupo de mobilização tem agendada uma reunião com representantes de diversos segmentos da comunidade, entre eles, membros dos conselhos escolares, da prefeitura, da diretoria de ensino, de empresas e de ONGs da cidade. O objetivo do encontro é a apresentação das propostas do projeto Parceria e a elaboração de um plano de ação para valorização da educação.
Por fim, uma última ação ocorrerá em Santa Branca, interior de São Paulo, onde a equipe de mobilização reunirá o grupo de agentes-chaves da cidade para reforçar a importância da participação das famílias na escola e pensar em novas propostas de mobilização. A expectativa é que cerca de 150 pessoas participem do encontro.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário