sexta-feira, 15 de abril de 2011

Raízes do baobá


Fonte: Sílaba Tônica
Raízes do baobá: "

África é tema de livro do artista e escritor Rui de Oliveira



Com uma população de cerca de 900 milhões de pessoas, o continente africano, o terceiro maior em extensão, é tema de África Eterna (FTD,2011), mais novo livro de Rui de Oliveira, quatro vezes premiado com o Jabuti de Ilustração.


Na busca por uma imagem menos esteriotipada do povo e cultura africanos, o escritor e artista plástico carioca, que traz no currículo cerca de 400 capas e mais de 100 livros ilustrados, utilizou técnicas bem diversas como a tinta acrílica, a pintura em têmpera ao ovo e o pastel oleoso, e se inspirou em Orozco, Rivera, Siqueiros e Portinari, grandes muralistas do século XX.


Ouça: Rui de Oliveira em entrevista à Rádio Sílaba Tônica:









São 64 páginas em que a África Eterna de Rui de Oliveira é belamente representada nas figuras do griô, da dançarina, do mercador, da salineira, do caçador sã, do cameleiro tuaregue… Ilustrações que retratam o povo, os verdadeiros heróis africanos: ” É difícil fazer um livro de textos e imagens sobre o continente africano sem mencionar os grandes problemas sociais que seus povos sofrem há séculos. Mesmo assim, quis, ao lado das reais questões, divulgar também o aspecto grandioso, trabalhador e heróico do africano“, conta o autor.


Serviço:

África Eterna


Autor e ilustrador: Rui de Oliveira


Páginas: 64


Preço: R$ 35,70


Editora FTD





Share/Bookmark

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário