segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como estimular seu filho a gostar de ler (dicas de @kitaferreira)

http://nossospequenosleitores.blogspot.com/

Como estimular seu filho a gostar de ler (dicas de @kitaferreira): "Um dos blogs de mães mais queridos que descobri sendo Madrinha da causa de Pritt (Criatividade é o que se usa para construir pessoas) foi o da Christiana Ferreira. Ela é realmente apaixonada pela vida de mãe e tenho uma vontade imensa de ver as meninas dela com os meus, conversando sobre os livros, jogos e invencionices na cozinha, coisas que noto que fazemos bem parecido com as crianças.

Aí vi no Facebook da Chris este artigo dela como especialista sobre Como ensinar os filhos a ler.
Os benefícios do hábito da leitura são muitos e comprovados em pesquisas pelo mundo a fora. Crianças que leem, falam e escrevem melhor tornando-se mais criativas. De forma lúdica e divertida as crianças aprendem a lidar com conflitos e emoções. E pais que ainda não possuem esse hábito, podem aproveitar a oportunidade para adquirí-lo com os filhos.
Olhem aí as dicas da @kitaferreira, do Inventando com a mamãe, no Extra Explica:
Livro ao alcance - Deixar alguns livros disponíveis para as crianças manusearem em locais que elas alcancem. Estimula a curiosidade.
Livro como brinquedo - Apresentar os livros como um brinquedo. Toda criança gosta de brinquedos, logo irá gostar dos livros. Estimula o interesse.
Livro adequado - Procurar livros adequados a idade e interesses da criança. Para bebês, livros de banho, com mordedores e/ou livros de pano. Para crianças pequenas, livros com pop-up, quebra-cabeças, sons e texturas. Para adolescentes, livros que abordem os conflitos da idade. Estimula o interesse.
Leitura - Ler frequentemente para a criança. Quanto mais cedo começar a contar histórias para as crianças mais fácil será criar o hábito e o gosto por essa prática. Pode começar a ler para elas desde bebês. Mas quem não começou ainda, não desanime. Nunca é tarde. A contação de histórias estimula a percepção auditiva.
Livrarias e Bibliotecas - Visitar livrarias e bibliotecas pode ser um programa bem divertido. Selecionar alguns livros para serem lidos no local, sentar no chão, contar histórias e na hora de ir embora poder escolher um livro e levar para casa. Aproveite os eventos que acontecem nas livrarias, tais como lançamentos, contação de histórias e oficinas. Isso motiva.
Leitura envolvente - Ao ler para a criança, se envolva com a história.
Interpretar os personagens, fazer as vozes diferentes, cantar algumas canções. Usar as entonações adequadas como suspense, alegria e medo torna a leitura mais divertida. Estimula a criatividade.
Além do livro - Extrapolar a leitura, ir além, tirar o maior proveito do livro. Não precisamos encerrar a leitura ao fim da história. Como? Fazer com a criança suas próprias ilustrações; recontar a história com a versão adaptada para a realidade da criança, como se ela fosse o personagem; mudar o rumo da história, criar um final diferente junto com a criança. Ajuda na interpretação e compreensão do texto.
Aprender a ler - Inciar o processo de leitura selecionando livros com textos curtos e imagens atraentes. Conforme a criança vai se acostumando, se concentrando por mais tempo, podemos escolher livros com textos maiores. Quando a criança estiver aprendendo a ler, escolher os livros que utilizam as sílabas que elas já reconhecem. Mostrar as palavras conhecidas para as crianças. Estimula a confiança.
Seja um escritor - Incentivar a criança a fazer os próprios livros é uma brincadeira muito divertida. Podemos nos surpreender com os resultados. No início os livros podem conter apenas desenhos. As crianças ficam muito felizes com as suas produções. Estimula a autoconfiança.


P.S. E a Chris está concorrendo no Concurso Cultural do site Extra Explica com 3 dicas, sendo uma delas esta. Se gostarem, por favor, cliquem em curtir.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário