sexta-feira, 6 de maio de 2011

Correspondências > Erasmo de Roterdão a Thomas More

http://www.imaginariopoetico.com.br/

Correspondências > Erasmo de Roterdão a Thomas More: "

Hieronymus Bosch, The Extraction of the Stone of Madness or The Cure of Folly (detail), circa 1494, oil on board, 48 x 35 cm, Museo del Prado, Madrid.


Jan Sanders van Hemessen, The Surgeon, 1555, oil on panel, 100 x 141, Museo del Prado, Madrid.


“Erasmo de Roterdão, A seu amigo Thomas More (Saudações)


Nestes últimos dias, regressando de Itália a Inglaterra, para não perder em conversas banais, estranhas às Musas, o tempo que tinha de passar a cavalo, preferi recordar alguns pontos dos estudos que nos são comuns e lembrar os bons amigos de quem me encontrava separado. E tenho-os tão sábios e tão raros! Vós éreis, caro More, dos primeiros no meu pensamento. A vossa recordação, amigo ausente, é -me tão grata como o foi outrora a vossa presença familiar; e morra eu, se alguma vez na vida vivi momentos mais felizes.
Querendo portanto ocupar-me a todo o custo, e não sendo as circunstâncias favoráveis a um trabalho sério, veio-me a ideia de compor, como por jogo, um elogio da Loucura. Que Palas, direis, vos inspirou tal ideia? É que comecei a pensar no vosso cognome de More, que tanto se aproxima do grego da Loucura (Moria) quando a vossa pessoa se afasta dela. Vós sois mesmo, no consenso geral, o seu maior adversário. Supus também que esta brincadeira do meu espirito mereceria a vossa aprovação, pois sei que, tal como Demócrito, apreciais um gracejo douto e agradável. É certo que a profundidade do vosso pensamento vos eleva acima da vulgaridade, mas possuis tal benevolência e um caractér tão indulgente, que sabeis acolher os assuntos humildes e sentir gosto neles.
Recebereis, pois, com benevolência, este pequeno discurso, como uma lembrança deste vosso amigo, e aceitareis defendê-lo, já que vos pertence mais do que a mim próprio, pois vos é dedicado.
(…)
9 de Junho de 1508″


ROTERDÃO, Erasmo. Elogio da Loucura. Tradução, prefácio e notas de Maria Isabel Gonçalves Tomás. 3º Edição. Publicações: Europa- América, 2002, p. 9-14.


Pieter Bruegel (the Elder), Cutting out the Stone of Madness (or An Operation on the Head), circa 1550, oil on canvas, Musee d l’Hotel Sandelin, Saint Omer, France.




"

Nenhum comentário:

Postar um comentário