terça-feira, 24 de maio de 2011

Segunda reunião na CAS discute a articulação dos serviços com os GALs

http://pordentrodacidade.blogspot.com/

Segunda reunião na CAS discute a articulação dos serviços com os GALs: "
Como foi agendado na última reunião, os GALs que atuam na região de abrangência da 1º CAS, participaram no dia 23, de um encontro para discutir os desdobramentos do processo de articulação entre as áreas da Educação, Saúde e Assistência com os GALs da Plataforma.

Assim como na primeira reunião, estavam presentes representantes das três áreas citadas acima. Silvia Tristão, da Divisão de Programas e Ações da Saúde da CAP 1 (Coordenação de Área Programática 1), explicou como funcionam as demandas da saúde no território. Silvia falou da dinâmica de distribuição dos Postos de Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e suas peculiaridades dentro de cada área de atuação da CAP 1.

José Luiz, da 1º CRE, falou sobre o programa de Saúde na Escola, que já está em fase de implementação nas Escolas do Amanhã. Foram construídos pequenos consultórios nas escolas para que os profissionais da Saúde possam realizar o serviço de primeiro atendimento e fazer também promoção da saúde.

Os GALs Mosaico e Mobilização participaram do encontro. Maria Aparecida, do Mobilização, falou sobre a deficiência dos serviços de saúde que atendem ao território do GAL.

Uma novidade é que a CAP 1 também tem um programa para pessoas em situação de rua. A sede funciona no CMS Oswaldo Cruz, mas os profissionais também atendem à população nas ruas do Centro. A equipe que atua lá é diferenciada, com profissionais em drogadição, saúde mental e musicoterapia.

Lourdes Lira, da CAS, falou que a ideia destes encontros é que os serviços funcionem como facilitadores nas pontas. Que eles se juntem aos GALs e outros serviços para fazer a ponte entre eles.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário