terça-feira, 21 de junho de 2011

Base de Dados Infância e Juventude em Números

http://primeirainfancia.org.br/
Base de Dados Infância e Juventude em Números: "


A equipe do CIESPI, em convênio com a PUC/RJ, construiu essa Base de Dados com o propósito de disponibilizar acesso fácil e rápido a dados confiáveis sobre a população infantil e juvenil no Brasil.


Há uma grande demanda para este tipo de informação, sobretudo uma procura por dados apresentados de forma acessível a uma ampla gama de usuários. Observa-se nos últimos anos um crescente reconhecimento da importância da pesquisa para a formulação e o monitoramento de políticas públicas. No entanto, ainda predominam a elaboração e a implantação de diretrizes de políticas e ações sem o uso de indicadores e outros tipos de dados que auxiliem no dimensionamento e na análise de questões em foco.


A proposta de criação da Base de Dados do CIESPI consiste em disponibilizar indicadores confiáveis que possam assessorar debates, decisões e práticas que visem aprimorar as condições de vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Ela foi construída com o objetivo de assistir a um amplo número de usuários como, representantes de órgãos governamentais, organizações não governamentais, jornalistas, empresários, pesquisadores, estudantes, professores e profissionais de qualquer área do conhecimento. A Base de Dados Infância e Juventude em Números apresenta tabelas e gráficos online com informações-chave nos níveis nacional, regional e estadual. Apresenta também as definições dos indicadores, informações sobre as fontes de dados utilizadas, uma breve descrição dos aspectos que se destacam em cada tabela/gráfico e alguns desafios enfrentados para a interpretação de dados estatísticos.


As informações disponibilizadas nesta Base de Dados foram coletadas em diversas fontes, sendo a principal delas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sabemos que para embasar o conhecimento sobre as condições de vida de crianças e adolescentes, bem como a formulação de políticas que visem sua melhoria, são necessárias informações de distintas fontes. Esta Base de Dados constitui um meio de levar a diferentes usuários as informações dessas fontes, que complementadas por outros tipos de produção de conhecimento, possibilitarão o aprofundamento de questões que afetam a vida dessa população.


Acreditamos ser de grande importância a ampla divulgação de indicadores especialmente voltados à população infantil e juvenil. Para superar as dificuldades de acesso a esse tipo de informação, o CIESPI lançará de forma sistemática em sua página web indicadores com foco em temas que se destacam como relevantes para o debate atual. A proposta é atualizar continuamente as informações dispostas na Base de Dados, incluindo novas variáveis e descrições acerca do que os dados revelam.


O CIESPI é um centro de pesquisa dedicado a produção de conhecimento para subsidiar políticas públicas, tendo em vista a melhoria das condições de vida de crianças, adolescentes e jovens. Esperamos que a Base de Dados Infância e Juventude em Números on-line contribua para a realização deste objetivo.



Para acessar a Base de Dados Infância e Juventude em Números clique AQUI.



Fonte: Ciespi

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário