Descolagem #7: Henry Jenkins, Zach Lieberman, Daito Manabe e eu!!!: "Nos próximos dias 2 e 3 de julho o Descolagem, projeto criado por este blogueiro em parceria com o instituto Oi Futuro e que acontece no NAVE – Núcleo Avançado em Educação, volta com força total: no primeiro dia, vamos abordar como a tecnologia está revolucionando os processos de compartilhamento do conhecimento. No segundo dia haverá uma série de workshops, os Descoshops, com temas como arte interativa, games, mashups e programação, entre outros assuntos.

OS CONVIDADOS:
Henry Jenkins é professor de comunicação, jornalismo e artes cinematográficas na Universidade do Sul da Califórnia (USC). Escreveu e editou mais de dez livros sobre mídia e cultura popular, entre eles Cultura da Convergência (2006), em que cunhou a expressão “transmedia storytelling” (narrativa transmídia).
Esses livros refletem sua ampla gama de interesses, abordando temas variados como democracia, novas mídias e comunidades de fãs de ficção científica. Um dos primeiros estudiosos da mídia a analisar a mudança do papel do público em um ambiente de conteúdo digital cada vez mais disseminado, Jenkins é um pioneiro na compreensão dos efeitos da mídia participativa na sociedade, na política e na cultura. Suas pesquisas lhe fornecem insights fundamentais para o sucesso das redes sociais, jogos em rede e comunidades de fãs on-line, bem como de novos meios de transmissão de notícias.
Ele integra o conselho da The Alchemists Transmedia Storytelling Company, sediada no Rio de Janeiro, em Los Angeles e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Jenkins lecionou por cerca de vinte anos no MIT, onde foi diretor do programa de graduação em estudos de mídia comparativa entre 1999 e 2009, dando início a pesquisas inovadoras num período crucial de mudanças na comunicação, na educação, no jornalismo e no entretenimento.
Ele integra o conselho da The Alchemists Transmedia Storytelling Company, sediada no Rio de Janeiro, em Los Angeles e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Jenkins lecionou por cerca de vinte anos no MIT, onde foi diretor do programa de graduação em estudos de mídia comparativa entre 1999 e 2009, dando início a pesquisas inovadoras num período crucial de mudanças na comunicação, na educação, no jornalismo e no entretenimento.
Artista e educador que trabalha no campo das novas mídias há mais de dez anos, em 2010 Zach Lieberman foi eleito uma das 100 Pessoas Mais Criativas do Mundo, pela prestigiada revista Fast Company. Ele atua de diversas formas: performances, workshops, eventos, palestras e instalações. A maior parte do seu trabalho envolve a utilização e o desenvolvimento de um software para criar aplicações que funcionam em tempo real.
É coautor de um projeto de código aberto (opensource) chamado openFrameworks – uma biblioteca baseada na linguagem C++, para ajudar artistas e designers a desenvolverem projetos que envolvam programação. Lieberman é professor da Parsons School of Design, onde leciona sobre processos computacionais no departamento de design e tecnologia.
Nascido em 1976, Daito é graduado em matemática pela Tokyo Science University e especializou-se em programação na International Academy of Media Arts and Sciences (IAMAS), na cidade de Ogaki. É considerado um fenômeno no assunto, tendo participado de diversas pesquisas no Japão e no exterior. Em 2009, participou da abertura do conceituado festival Ars Electronica, na Áustria, ao lado de Zach Lieberman. Seus vídeos no YouTube, que documentam os mais variados experimentos, já foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas.
Rafael é subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, mestre em gestão da educação e no momento está concluindo um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela New York University. Entre suas últimas criações estão a Educopédia (plataforma de aulas digitais), o Rioeduca.net (portal de troca de melhores práticas), o Sistema Escola 3.0 (sistema integrado de gestão acadêmica) e o Pé-de-Vento (mashup de curso de alfabetização, jogo e livro digital para crianças).
SERVIÇO
Descolagem
Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011
Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita
Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados)
Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/kiKjqu e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br), a partir das 15h.
Descoshops – Workshops do Descolagem
Data: Domingo, dia 3 de julho de 2011
Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h.
Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca
Entrada gratuita
Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/meIX3r e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.
O QUE É DESCOLAGEM
Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.
NAVE
O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/
Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.
NAVE
O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/
Nenhum comentário:
Postar um comentário