segunda-feira, 6 de junho de 2011

Inscrição para o Selo Escola Solidária 2011 vai até dia 15 de junho

http://www.unesco.org

Escolas públicas e particulares de educação básica de todo o Brasil têm mais alguns dias para participar do Selo Escola Solidária 2011 e serem reconhecidas pelos projetos socioeducativos que desenvolvem.


As inscrições da 5ª edição do Selo Escola Solidária, realizado pelo Instituto Faça Parte e apoiado pela UNESCO, foram prorrogadas até 15 de junho. Para participar, basta a escola escolher um projeto em andamento que utilize o voluntariado educativo e preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto.

O Selo Escola Solidária valoriza o que as escolas vêm fazendo para melhorar a qualidade de seu ensino de forma integrada a uma prática social. “É o que chamamos de voluntariado educativo, uma maneira de dar significado aos saberes escolares e à vivência de valores por meio do desenvolvimento de atividades sociais planejadas sem deslocar a escola da sua principal função: a de promover a aprendizagem e a formação para a cidadania”, explica a coordenadora executiva do Instituto Faça Parte, Katia Mori.

As escolas que se inscreverem têm a oportunidade de mostrar como conseguem driblar questões do dia-a-dia, despertando a vontade dos alunos pelo aprender, motivando a comunidade a se integrar ao cotidiano escolar e como essas ações têm refletido na evolução da aprendizagem de crianças e jovens.
Todos os projetos inscritos serão analisados de acordo critérios estabelecidos pelo Instituto Faça Parte. Entre os quesitos estão pertinência com o conceito de voluntariado educativo e resultados pedagógicos e sociais alcançados até o momento.
As escolas reconhecidas integrarão a Rede de Escolas Solidárias e terão seus projetos de divulgados no site do Faça Parte. Assim, será possível conhecer e trocar experiências sobre voluntariado educativo com escolas de todo o país. O resultado do Selo Escola Solidária será divulgado em setembro de 2011.
O Selo Escola Solidária é realizado em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), UNESCO e Unicef. Desde 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 16.181 projetos em todos os Estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário