quinta-feira, 23 de junho de 2011

Meu filho tá com virose

http://www.pediatriabrasil.com.br/

Meu filho tá com virose: "







Chegou o inverno! Clima gostosinho, bom para ficar debaixo das cobertas assistindo televisão!

Mas junto com o inverno começa também o inferno dos pais: é criança tossindo aqui, criança com febre ali... criança com vômitos, diarréia... garganta inflamada e várias '...ites': gastroenterites, rinites, sinusites, amigdalites, faringites.

Os consultórios lotados, o pronto-atendimento também. E quando chega o momento da tão esperada consulta, vem a frustração:

- O seu filho está com uma virose, diz o doutor.

Alguns contra-argumentam, outros aceitam o diagnóstico, e há aqueles que procuram uma segunda ou até terceira opinião.

Pois é. Já havia publicado a postagem Entendendo a tal da 'virose', com ênfase nas viroses intestinais. Mas devido ao grande número de dúvidas os pais têm tido em meus últimos plantões, resolvi apresentar o assunto novamente.

O que é virose?

Quando o médico diz que seu filho está com uma 'virose' quer dizer que seu filho tem sinais e sintomas de doenças causadas por vírus (e não por bactérias, fungos e outros microorganismos).

Os vírus causam várias doenças, daí os pais muitas vezes ouvirem o termo 'virose' como diagnóstico de doenças diferentes: catapora, rubéola, sarampo são 'viroses'; gripes (inclúindo a causada pelo H1N1) e resfriados são 'viroses'; existem diarréias causadas por vírus que também seriam enquadradas como 'viroses'. Se pararmos para pensar até a AIDS é uma 'virose', pois é causada por um vírus.

Mas como ele pode saber disso?

Durante o seu aprendizado/treinamento médico (faculdade, residência) e na medida em que adquire experiência clínica, o médico passa a ser capaz de diferenciar diversos tipos de doenças e seus agentes causadores.

Todo diagnóstico que o médico faz se baseia, a princípio, na anamnese (história colhida junto ao paciente e sua família) e no exame físico. Uma parcela dos casos (preste bem atenção: uma parcela, não todos!) necessita de exames complementares para que se firme o diagnóstico.

Só para ilustrar:

Caso 1

Seu filho está com febre baixa há um dia, nariz escorrendo, uma tossezinha seca e o apetite um pouco diminuído, mas ao exame físico o pulmão está limpinho, assim como os ouvidos, a garganta está só um pouquinho vermelha, sem placas, e o restante do exame físico está normal.

- Está tudo bem com seu filho. É só uma virose. A garganta está um pouco irritada, mas é só, diz o doutor.

O médico poderia ter chamado a doença de IVAS (infecção de vias aéreas superiores), faringite viral, resfriado, 'gripe', mas preferiu utilizar o termo 'virose' (e não está errado).

Mas qual é o vírus? Não se sabe. Existem várias possibilidades.

Mas não é preciso saber? Não necessariamente. Não vai fazer muita diferença, já que a doença é auto-limitada e a defesa do organismo vai dar conta do recado. E na prática é inviável tentar descobrir qual seria esse vírus por meio de exames laboratoriais.

Caso 2

Seu filho está com febre alta há três dias, prostrado, sem apetite. Ao exame físico o pulmão está limpinho, assim como os ouvidos, mas na garganta o médico visualiza as amígdalas muito aumentadas de tamanho, vermelhas, com placas de pus.

Seu filho tem (provavelmente) uma faringoamigdalite bacteriana, e será medicado com antibióticos.

Vamos acabar com essa idéia de que 'quando o médico não sabe o que é, diz que é virose'.

Deu para entender a diferença? Viroses existem! Aliás, são muito mais frequentes que quadros bacterianos. Talvez seja falta de os médicos explicarem um pouquinho mais as coisas para os pacientes e familiares.

Última atualização: 23/06/2011.


Leia também:
























Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário