quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ser e Errar: Considerações

Textos para reflexão:

http://www.vithais.com.br/
Ser e Errar: Considerações: "


A revisão do meu ser se faz necessária tantas vezes... Não porque não acredite mais nos valores que sempre me nortearam... Nem tampouco por ser como um camaleão que muda de cor a todo o momento... Me refaço por aprender novas lições a cada momento e incorporá-las ao meu ser, também pelo fato de que há sempre novas relações se estabelecendo e delas surgem necessidades que antes não existiam, adaptações e adequações que tornam-se prementes para estas novas composições que surgiram. Estas revisões tendem a me fazer melhor, mas a essência, os valores fundamentais, as lições que vieram de casa, dos grandes professores, estas perduram e me acompanham para sempre!


A construção do ser é um desafio que se coloca diante de cada um de nós todos os dias, a cada hora, a cada minuto que passa. E se estabelece como um desafio justamente por sermos colocados a prova em cada gesto, olhar, ação. Definimos como somos quanto ao nosso caráter, personalidade, ideais, ética e relação com os outros em cada palavra que proferimos, pelo jeito como olhamos para nossos pares, a partir do modo como gesticulamos...






Quem nunca errou que atire a primeira pedra... E erre!


Errar não é uma sina, é uma certeza na vida de todos; não deve ser transformado em pecado, mas em oportunidade de crescimento; deve permitir que nos tornemos pessoas melhores, e não nos oprimir; quando erro me revelo humano mas me permito um passo na direção do divino, pois sinto que posso me redimir, me superar, conquistar vitórias a partir dos ensinamentos que me trouxeram tal erro. Quem não erra é quem não tenta ou que se omite, por isso, acaba cometendo o maior de todos os erros, o de não viver. Acerte e erre, pois a vida é construída a partir de nossas tentativas, que por vezes parecem vãs, mas que, na realidade, nunca o são...


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário