quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO: "


Durante o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, comemorado em junho, diversas unidades de saúde do Rio de Janeiro desenvolveram atividades para mobilizar jovens, profissionais de saúde e toda a população das comunidades onde estão inseridas na promoção da gentileza e prevenção das violências namoro.


Promovida pela Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com o Comitê Vida e o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro, a campanha teve início com a exibição do filme Amor?, de João Jardim, em sessões especiais para profissionais de saúde e parceiros que atuam na prevenção de violências e promoção da solidariedade.


No Adolescentro Paulo Freire, em São Conrado, jovens integrantes do Rap da Saúde promoveram o encontro Discutindo a Relação. Durante o evento, o lançamento do curta-metragem A vida é como ela é? As coisas são como elas são?, produzido pelo Rap da Saúde, e a distribuição de material lúdico-informativo foram o ponto de partida para a discussão sobre as diversas formas de violência no namoro e como prevenir e enfrentar o problema.


Assista ao curta-metragem A vida é como ela é? As coisas são como elas são?,

produzido pelo Rap da Saúde, que aborda a violência no namoro:


Em Campo Grande, as Escolas Municipais João Proença, Alfredo Flores e Nelcy Noronha e a Policlínica Carlos Alberto Nascimento promoveram a Semana do Amor, com atividades lúdicas e educativas sobre prevenção das violências no namoro.


“Além da campanha do Mês de Prevenção das Violências do Namoro e da distribuição do Laço da Gentileza no Namoro, apresentamos aos jovens a Caderneta do Adolescente. Os alunos receberam informações, tiraram dúvidas e concluíram as atividades com a tarefa de multiplicar o conhecimento adquirido entre os seus amigos”, relata a assistente Social Simone Fonseca, da Policlínica Carlos Alberto Nascimento.


Durante a a Semana do Amor, a Escola Municipal João Proença promoveu atividades com o Laço da Gentileza no Namoro para sensibilizar os alunos sobre o tema


A Clínica da Família Valéria Gomes Esteves, da CAP 5.3, também utilizou o recurso audiovisual para promover o debate entre os usuários da unidade de saúde. Durante todo o mês de junho, um ciclo de vídeos e debates abordou temas como sexualidade, sexo seguro, aborto, relação com os pais, violência e protagonismo infantil, entre outros.


No CMS João Barros Barreto, da CAP 2.1, e no PSF Dr. Cattapreta, da CAP 5.3, palestras sobre violência no namoro reuniram adolescentes, adultos e profissionais de saúde para debater questões envolvendo as diversas formas violências no namoro e o seu impacto para a saúde.


O CMS Enfermeira Floripes Galdino Pereira também aderiu à iniciativa, com a realização de um Cine Pipoca sobre o tema, seguido de roda de conversa sobre violência no namoro. “O trabalho de mobilização comunitária realizado pelo GAL Berço dos Sonhos foi um sucesso! O encontro contou com a participação de 40 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, que depois de assistirem vídeos de curta duração foram motivados a discutir sobre as causas e consequências da violência no namoro”, comemora Rosinete Paiva da Silva, funcionária do CMS Enfermeira Floripes Galdino Pereira e integrante do GAL Berço dos Sonhos.


Vídeo, debate e dinâmica sobre autoconhecimento

Inspirada por estas iniciativas, a equipe do PSF Fernando Antonio Braga Lopes, da CAP 1.0, promoveu a exibição do vídeo A vida é como ela é? As coisas são como elas são? e uma roda de conversa sobre violência no namoro.


“A experiência foi riquíssima. Estiveram presentes adolescentes, acompanhados por seus pais e por seus filhos, além de todos os profissionais do PSF. Conseguimos reunir um grupo bastante interessado, que seguirá trabalhando o tema, possivelmente em parceria com o Rap da Saúde”, avalia Francine Lemos, educadora em saúde da Divisão de Vigilância em Saúde da CAP 1.0.


No PSF Fernando Antonio Braga Lopes, uma dinâmica criativa sensibilizou os participantes para o debate sobre violência no namoro


Antes do vídeo-debate, a equipe da unidade de saúde desenvolveu uma dinâmica criativa com o público do evento. Os participantes foram apresentados a uma caixa preta e convidados a descrever o artista retratado em seu interior, para que o grupo tentasse adivinhar a sua identidade. Para a surpresa de todos, a caixa não trazia o retrato de artista algum – e sim um espelho.


“As pessoas foram motivadas a fazer uma autoavaliação e, após a exibição do vídeo, foram questionadas sobre o que haviam dito. Uma mulher, que incialmente se descreveu como boa mãe e boa esposa, reconheceu que estava envolvida em uma delicada situação de violência conjugal e que não sabia como resolver o problema. O depoimento foi ponto de partida para que outras pessoas compartilhassem suas experiências e apontassem possíveis soluções”, conta Francine.


A educadora em saúde comemora o sucesso da atividade e do Mês de Prevenção das Violências no Namoro: “Os participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre o tema da violência, que muitas vezes permance em segredo. Eu tenho certeza que estas reflexões poderão fazer diferença quando eles se depararem novamente com situações de violência”.


>> Saiba mais sobre a atividade no PSF Fernando Antonio Braga Lopes no blog CMS Caju


>> Assista à reportagem do Conexão Futura, do Canal Futura, sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro



"

Nenhum comentário:

Postar um comentário