quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ação social integra equipe de Posto de Saúde da Família e moradores de comunidades vizinhas

http://www.vivafavela.com.br/node/839
Colaboração da Flávia do PSF - SYLVIO FREDERICO BRAUNNER
por Flávia Ferreira - 05/07/2010
Nova Iguaçu | RJ
O Viva Comunidade, em parceria com a Coordenadoria de Saúde da AP 3.3 e instituições locais, realizou no dia 26 de junho, a ação social de integração "Ter saúde, ser cidadão", no Posto de Saúde da Família (PSF) Dr. Sylvio Frederico Brauner, localizado entre as comunidades da Lagartixa e da Pedreira. O evento foi gratuito e ofereceu à população atividades educativas em saúde, cidadania e meio ambiente, além de atrações culturais e serviços diversos.
Além de integrar os profissionais de saúde e os moradores das comunidades vizinhas que são atendidos no posto, o evento também teve como objetivo apresentar o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), para que eles saibam usufruir dos serviços de saúde a que têm direito. "O evento foi um sucesso, pois atraiu um número grande de moradores ao longo de todo o dia e eles tiveram contato com diversos serviços e informações, tanto na campo da saúde quanto no de cidadania, autocuidado, entre outros. O importante é que não seja um evento isolado, pontual, mas que ele tenha continuidade, auxiliando na construção e fortalecimento do vínculo entre PSF e comunidade", comentou Fabiana Lustosa Gaspar, Assessora de Saúde Mental do Viva Comunidade.
De acordo com o líder comunitário Luis Oliveira da Cruz, que participou da organização e da realização da ação social, eventos como este unem a comunidade e mostram um caminho para melhorar a vida dos seus moradores, garantindo a eles um papel ativo na comunidade. "Acredito totalmente na participação da comunidade para o sucesso de um evento social. Em 30 anos, é a primeira vez que vejo isso acontecer no Sylvio Brauner e acabo me perguntando o porquê dessa dificuldade de chegarem eventos como esses aqui", disse.
As atividades educativas, de cidadania e de meio ambiente foram coordenadas por profissionais de saúde e realizadas em tendas espalhadas pelo posto. As atividades oferecidas foram as seguintes: Saúde Bucal, com aplicação de flúor; Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos; Saúde Mental, com brincadeiras diversas para a criançada; Alimentação Saudável, com dicas de reaproveitamento de alimentos, receitas saudáveis e degustação; Artesanato, com oficinas de fuxico; Hipertensão/Diabetes, com verificação de pressão, teste de glicemia.
Os moradores das comunidades da Lagartixa e da Pedreira participaram ativamente do evento e aprovaram a iniciativa do Viva Comunidade. De acordo com dona Maria Antonia dos Prazeres, 58 anos, é importante que eventos como esses sejam realizados, porque a comunidade é muito carente de recursos e ações. Além de assistir às atrações culturais, dona Maria aproveitou a oportunidade para visitar a tenda de Hipertensão/Diabetes e realizar exames gratuitos. "Me interessei e resolvi fazer os exames de pressão e glicose, pois não fazia há um tempinho", contou.
Além das tendas, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, demonstrações da aplicação técnica da reflexologia, emissão de documentação e atrações culturais durante todo o dia, tais como sessões de cinema, apresentações de DJs, Tai chi chuan, capoeira, maculelê e show de hip hop.

*Fotos de Márcia Farias (Viva Favela)

Confira a galeria de fotos do evento:
http://www.vivafavela.com.br/imagens/ação-social-em-costa-barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário