quinta-feira, 28 de julho de 2011

PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE

http://otics-iraja.blogspot.com/
PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE: "



A Prefeitura do Rio inaugurou a 42ª Clínica da Família da cidade, na Praça Augusto Monteiro, em Del Castilho, Zona Norte da cidade, dia 28 de julho. A Clínica da Família Barbara Starfield beneficiará 24 mil moradores, e com ela a cobertura da Estratégia de Saúde da Família chega a 25% da população carioca, um aumento de mais de sete vezes em relação a 2008. Esteve presente as principais autoridades do Rio de Janeiro e o ex-Presidente LULA.

'A cidade do Rio de Janeiro era historicamente conhecida pela pior cobertura entre as capitais do país. Tenho muito orgulho de participar desta reestruturação de saúde, que já dá acesso a mais de 1,5 milhão de cariocas. Subimos seis posições e alcançamos o terceiro lugar em número de equipes de saúde da família, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e São Paulo', comemora o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No espaço, funcionará também a 26ª Academia Carioca da Saúde, com dez equipamentos que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 5 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.

A clínica, a sétima da região do Grande Méier, contará com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, realizando mais de duas mil consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 3 milhões.

Sobre Barbara Starfield: Impulsionadora dos cuidados de saúde primários internacionalmente, Barbara Starfield foi pediatra e mestre em Saúde Pública.


Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), organização voltada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre como os eliminar.


Barbara foi uma defensora incansável da medicina de família e dos cuidados de saúde primários. Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, em 1932, e faleceu em julho de 2011, na Califórnia.






Lula e Autoridades

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário