sábado, 16 de julho de 2011

Acari alcança 100% de cobertura de Saúde da Família



Bairro ganha Clínica da Família que contará com um Centro de Referência para Obesos

15/07/2011

A Prefeitura do Rio inaugurou, no dia 15 de julho, em Acari, a Clínica da Família Marcos Valadão, a 41ª da cidade. Com a unidade, o bairro, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, passa a ter 100% de cobertura de saúde da família. A clínica possui, de forma pioneira no município, um Centro de Referência para Obesos, que fará tratamento para pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local contará com médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo especializado em mudança de comportamento, para ajudar na mudança dos hábitos alimentares dos pacientes.

Na unidade também funciona um Centro de Convivência do Idoso, oferecendo atendimento específico com um clínico exclusivo, que fará o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhará para um geriatra na rede, quando necessário. O investimento foi de R$ 1,250 milhão, e a clínica beneficiará mais de 25 mil pessoas, com sete equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal.

“Com a inauguração dessa unidade, a população de Acari passa a ter 100% de cobertura de saúde. O bairro, com um dos piores IDHs do município, terá, em breve, uma melhora nos indicadores de saúde e com isso uma melhor qualidade de vida para os moradores da região,” informou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No local, funcionarão nove consultórios, salas de observação clínica, procedimentos e curativos. Entre os serviços oferecidos estão saúde bucal, vacinação, exames laboratoriais, pré-natal e acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre Marcos Valadão: Mineiro de Belo Horizonte, nasceu no dia 09 de agosto de 1955. Advogado e mestre em enfermagem, em 1955 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro (ABEn-RJ) e reeleito para uma segunda gestão. Dedicava-se de forma incansável à luta por uma enfermagem ética e por sua representação democrática, além de condições de trabalho e remuneração mais dignas para os enfermeiros. Ele e sua esposa, Edma Valadão, na época presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, denunciavam irregularidades financeiras da direção do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e foram assassinados em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário