sábado, 16 de julho de 2011

Prefeito entrega a 41ª Clínica da Família, primeira a ter um Centro de Referência para Idosos

Alexandre Modesto e equipe - Parabéns pelo trabalho
Com a unidade, Acari passa a ter 100% de cobertura do Programa Saúde da Família

15/07/2011  » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram nesta sexta-feira, dia 15, em Acari, a Clínica da Família Marcos Valadão, a 41ª da cidade. Esta é a primeira Clínica da Família a contar com um Centro de Referência para Obesos. Com equipe formada por endocrinologista, psicólogo e nutricionista, o local vai oferecer tratamento para pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida e auxiliar na mudança dos hábitos alimentares dos pacientes. Com esta unidade, a região - que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio - passa a ter 100% de cobertura do Programa Saúde da Família.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, a clínica é composta por sete equipes médicas e três de saúde bucal e tem capacidade para realizar 2.800 consultas por mês, beneficiando mais de 25 mil pessoas. A unidade conta com nove consultórios, salas de observação, clínica, procedimentos e curativos. Entre os serviços oferecidos estão saúde bucal, vacinação, exames laboratoriais, pré-natal e acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito do Rio destacou a importância da criação do Centro de Referência para Obesos, uma vez que a obesidade, segundo ele, caracteriza-se como um problema de saúde pública.

- A Clínica da Família é a continuidade de um programa que a gente vem desenvolvendo há muito tempo, mas dessa vez com olhar especial sobre a pessoa obesa. Trata-se de um problema de saúde pública grave na cidade, que vem atingindo um grande número de pessoas. Por isso, vamos oferecer a essas pessoas um espaço de qualidade e uma equipe eficiente - disse o prefeito, que pretende ampliar o atendimento às pessoas obesas no município:

- Queremos mais quatro com essa temática.

Além do Centro de Referência para Obesos, a Clínica da Família de Acari é a segunda no Rio a ter um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico com clínico exclusivo que fará o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhará a um geriatra da rede, quando necessário.

Foto: J.P. EngelbrechtO secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, comemorou o fato de que, agora, a região de Acari passa a ter 100% de cobertura em atenção básica.

- Os moradores de Acari passam a contar com 100% de cobertura, tendo uma referência importante de saúde, que é a de prevenção. Em relação aos obesos, a clínica vai atender pacientes da própria clínica ou aqueles que forem encaminhados por outras Clínicas da Família - disse o secretário, completando que o Centro de Convivência de Idosos é outro grande projeto da prefeitura:

- A população está envelhecendo, especialmente no Rio de Janeiro. Trata-se de uma área em que o sistema de saúde deve se adequar e abrir espaço para a discussão de um tema tão importante.

A secretária municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, também falou sobre a importância de se oferecer atenção especial aos idosos do Rio.

Foto: J.P. Engelbrecht- Todo o investimento em saúde tem grande impacto na qualidade de vida e no envelhecimento saudável das pessoas. Não tenho a menor dúvida de que o envelhecimento será tratado com muito carinho nesta clínica - disse Cristiane.

A Clínica da Família Marcos Valadão é a quarta da AP 3.3, formada por bairros como Costa Barros, Barros Filho, Fazenda Botafogo, Acari e Madureira. A unidade fica na Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, nº 10.976 (em frente à estação do metrô Fazenda Botafogo). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

A cerimônia também reuniu o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório; o subsecretário de Saúde Básica, Daniel Soranz; o subprefeito da Zona Norte, André Santos, funcionários da clínica e lideranças comunitárias. Durante o evento, os convidados assistiram à apresentação das bailarinas da Ópera Popular de Acari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário