quinta-feira, 21 de julho de 2011

Secretária de Educação inaugura mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte



Mais de 12.800 vagas para creche já foram criadas pela Prefeitura do Rio desde 2009

21/07/2011  » Autor: Fernanda Reis

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (dia 21), mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte da cidade. Os EDIs Igor Moraes Silva, na Comunidade Mata Machado, no Alto da Boa Vista, e Karine Lorraine Chagas de Oliveira, em Honório Gurgel, também marcam mais duas homenagens da Prefeitura do Rio aos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril deste ano. Parentes e amigos dos dois alunos homenageados estiveram presentes nas solenidades. As duas unidades passam a atender um total de 300 crianças em creche e em pré-escola.

– Nossa meta é dobrar a quantidade de vagas em creches. Quando cheguei em 2009 eram 30 mil vagas, mas já criamos mais de 12.800 novos postos. Mas o mais importante é que esses novos alunos terão uma boa qualidade de ensino, pois além de criarmos Espaços de Desenvolvimento Infantil com toda a infraestrutura necessária, também estamos colocando professores de Educação Infantil em cada sala de atividades para garantir um bom atendimento – declarou a secretária Claudia Costin.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem entre suas metas a ampliação do atendimento em creches na cidade, criando mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012 nas unidades da rede municipal e também nas conveniadas. Com os dois novos EDIs, mais 250 crianças  passam a ser atendidas neste segmento.  Desde 2009 já foram criadas 12.873 vagas, em 24 Espaços de Desenvolvimento Infantil e cinco creches construídas e também em mais 109 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. Atualmente, 55.092 crianças já são atendidas pela Prefeitura do Rio, sendo 38.299 nas unidades da rede municipal e outras 16.793 nas conveniadas.

O EDI Karine Lorraine Chagas de Oliveira passa a atender 150 crianças em creche e outras 50, na pré-escola, enquanto o EDI Igor Moraes tem 100 vagas para creche. Os dois EDIs, que vão atender crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, contam com salas de atividades, berçários, sala de primeiros atendimentos e brinquedoteca, com um acervo de livros específicos para a Primeira Infância.
Durante a cerimônia de inauguração a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a homenagem prestada pela Prefeitura do Rio aos alunos que morreram na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril deste ano.

– Infelizmente essas crianças tiveram suas vidas interrompidas, mas o nome delas será lembrado para sempre, pois estarão eternizados nestes EDIs. Esse gesto não consola o coração das famílias, mas é uma forma de diminuir a dor dos que mais sofreram com essa tragédia – afirmou a secretária de Educação.

EDI: NOVO MODELO DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA

Dentro do novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também a partir de materiais apropriados. O novo modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e meio de idade.

Para garantir um atendimento de qualidade, a partir deste ano, cada sala de atividades nas creches contará com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de professor de Educação Infantil e está convocando mais 1.500 docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário