domingo, 7 de agosto de 2011

Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido)

http://www.samshiraishi.com/
Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido): "

” A fase da gravidez dura só nove meses, mas a fase seguinte dura o resto da vida. A gravidez introduz você à escola da paternidade, mas o parto, longe de ser uma conclusão, é só o começo.”

Renato Kaufmann (@diariogravido) em Como nascem os pais



Desde que conheci Kaufmann no trabalho (como redator e pai ele foi um dos pensadores da ação de Pritt, da qual fui Madrinha) eu tive uma impressão de que o conhecia… seria a aparência de cover de Wolverine e Nasi? Conversa vai, conversa vem, acabei descobrindo que ele tem um pé em Curitiba. Ainda não sei de onde nos conhecemos, mas, seja de onde for, a verdade é que sempre ouço falar (e nosso amigo em comum @edmarbulla é quem mais diz isso) que somos parecidos em nossas diferenças.


Será que o Kaufmann é o pai que eu seria? Eu estou descobrindo se é mesmo ao ler seus dois livros, resultantes do blog Diário Grávido, e que conta as agruras de ser “um cidadão de segunda categoria durante a gravidez” e “um marido de terceira depois“… como nas conversas ao vivo com ele, nas quais eu e Gui sempre rimos muito e não vemos o tempo passar, a leitura é das melhores.


Ficou curioso?


"As capas dos dois livros, ambas com ilustrações incríveis do também paizão @souzacampus - que, segundo a esposa, talvez seja um dos nossos pais convidados na semana que vem"


Daqui a poucos dias acontece o lançamento oficial do segundo livro – Como nascem os pais – que já está à venda, mas terá noite de autógrafos com direito a vinho para os pais e brincadeira para as crianças no dia 10/08 na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, a partir das 19h30. Mais detalhes (e confirmação de presença) aqui.


E para quem comentar neste post, concordando ou criticando, mas em especial contando da sua história como pai, tem um presentinho do autor: um exemplar de Diário de um grávido e outro de Como nascem os pais.


:D


A promoção rola até o dia do lançamento, 10/08, tá?


(e sei que eu esqueço dos prazos, podem me cobrar no dia 11 de manhã)



“Pai é um cidadão de segunda categoria durante a gravidez. E depois que o bebê nasce que ele passa a ser um marido de terceira. Na maternidade, se não fosse a pulseirinha azul, seríamos invisíveis. Pô, sabiam que a gente participa do processo? Ao menos da concepção. Ou assim gostamos de acreditar.


Pra ser pai a gente tem que participar nem que seja na base da porrada. Vou levar minha filha no médico”, você diz no trabalho, e te olham com cara de “ela não tem mãe não?” Eu não consegui dar banho na primeira semana, a mãe da pequena queria todos os banhos só pra ela. Ou é o que ela dizia, acho que tinha medo que eu derrubasse o bebê. E bebê ensaboado e sabonete na prisão, já viu, derrubou tá ferrado.


Por essas e outras comecei a contar como era a gravidez do ponto de vista masculino, primeiro no blog www.diariogravido.com.br e depois no livro Diário de um grávido. Quando a Lucia nasceu, comecei a falar da paternidade, também no blog e agora no meu novo livro, Como nascem os pais.


Tem também a fan page e o twitter @diariogravido.


De vez em quando aparecem respostas a perguntas que ninguém fez, como De onde vieram os alemães.


O lançamento do livro é dia 10, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, a partir das 19h30. Quem quiser aparecer é muito bem vindo. Mais detalhes aqui.


E, claro, Pais de Todo Mundo, Zumbi-Vos!”


Renato Kaufmann (@diariogravido e @neural_noise) é pai da Lucia e padrasto da Maria. Gosta de escrever livros mas trabalha porque, segundo dizem, crianças precisam de alimento. É mestre em comunicações interativas pela New York University, redator na R/GA e jornalista nas horas vagas, mas faz tempo que não tem horas vagas, suspeitando que sejam lenda.


P.S. Quer ter um gostinho da leitura? A revista Pais & Filhos publicou na íntegra o texto de introdução. Não tem como não se encantar, rir e se identificar com o texto que tem tiradas como esta, que, como este especial dos pais no @avidaquer, faz a gente rever muitos conceitos sobre o papel do pai!


“A vida no hospital é dura para o pai, este ser desimportante, você só ganha uma pulseira azul, um sofá desconfortável e um amassado no rosto de tanto ficar com a cara colada no vidro. Mas é preciso aproveitar bem o hospital, porque depois que você vai pra casa a vida é bem mais difícil.”


[update]

Leia todos os posts do especial de pais blogueiros:


Como nascem os pais – Crônicas de um pai despreparado (por @diariogravido)


Ué, papai também usa avental! (por @cristianoweb)


O pãe que o diabo tentou amassar (por @rafanoris)


O parto do Padawan em livetweeting (por @nerdpai)


10 coisas que mudei depois que virei pai (por @hdiener)


[/update]


Share on Facebook




"

Nenhum comentário:

Postar um comentário