domingo, 7 de agosto de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 07 a 13 de agosto

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 07 a 13 de agosto: "


Mês de Valorização da Paternidade

Agosto é o Mês de Valorização da Paternidade. Para promover a reflexão sobre o tema, diversas atividades estão programadas no Rio de Janeiro.

Todas as quartas-feiras, o CMS Professor Masao Goto, na AP 5.1, promove rodas de conversa com os pais, contação de histórias, oficinas de recreação e brincadeiras para pais e filhos, além de uma exposição de fotografias sobre paternidade, entre outras atividades.


Saiba mais sobre o Mês de Valorização da Paternidade e participe!

Para divulgar a programação de sua instituição, envie um email para elosdasaude@gmail.com.

Bullying e Cyberbullying

Nesta segunda-feira, dia 08 de agosto, o Instituto Noos promove o palestra Bullying e Cyberbullying: o que fazemos e o que fazem conosco?, ministrada pela psicóloga Tereza Maldonado, membro da American Family Therapy Academy e vice-presidente da ONG Cruzada do Menor. O encontro acontece às 19h, no Instituto Noos (Rua Álvares Borgerth, 27, Botafogo). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

Cinema e saúde

Em comemoração aos 25 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), a VídeoSaúde Distribuidora promove a Sessão Pipoca. Nesta quarta-feira, dia 10, será exibido o programa Ciência e Letras, do Canal Saúde, que apresenta entrevista com Rita Barrados Barata, autora do livro Como e por quê as desigualdades fazem mal à saúde. A produção aborda questão da desigualdade e os fatos condicionantes que levam indivíduos a adotarem comportamentos sadios ou nocivos à saúde. As sessões serão realizadas às 10h e às 14h30, na Biblioteca de Saúde Pública, em Manguinhos.

Rio de Janeiro contra a tuberculose

Por ocasião do Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro, comemorado dia 6 de agosto, diversas ações temáticas sobre o enfrentamento da doença serão realizadas nesta semana. De segunda à sexta-feira, a exposição interativa Tuberculose tem cura: o SUS pra valer! estará aberta ao público, em horário comercial, no saguão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (Rua México, 128, Centro).  Na terça-feira, o Seminário Estadual de Tuberculose debaterá a situação da doença no Rio de Janeiro e apresentará experiências exitosas na área.  Confira a programação completa.

Cidades, futuros possíveis

O futuro das mega cidades no contexto dos países de desenvolvimento tardio é tema do II Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis, que acontece de 9 a 11 de agosto na Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134, Botafogo). A programação inclui palestras de especialistas da Universidade de Chicago, PUC-Rio, UFRJ, Fundação Getúlio Vargas, entre outras instituições de ensino e pesquisa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email seminario.oinstituto@gmail.com.



Cultura e Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) promove nestas quinta e sexta-feiras, dias 11 e 12 de agosto, o II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental. Os encontros acontecem de 9h às 19h, no Auditório Leme Lopes, do IPUB (Av. Venceslau Brás, 71 – fundos – 2º andar – Campus da Praia Vermelha). A programação inclui mesas-redondas sobre Loucura e Cinema; Loucura e Literatura; Discurso, Narrativa e Psicose; e a obra de Rodrigo Souza Leão; participação do Clube da Esquina; apresentação do coral de pacientes do IPUB e exposição, no jardim, em homenagem ao artista plástico Josinaldo Lima, à psicóloga Cláudia Azevedo e aos Cancioneiros do IPUB.

Confira a programação completa do II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental.


Conferências Distritais de Saúde

Nesta semana, as Conferências Distritais de Saúde da SMSDC-RJ acontecem na AP 3.2. As reuniões serão realizadas na sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de agosto, às 9h, na Universidade Candido Mendes (Rua Dias da Cruz, 188, no Méier). Confira a programação completa das Conferências Distritais de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


"

Nenhum comentário:

Postar um comentário