segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DIA HISTÓRICO PARA AS CARIOCAS!

http://otics-iraja.blogspot.com/
DIA HISTÓRICO PARA AS CARIOCAS!:



A 1ª Semana do Bebê Carioca foi encerrada, neste domingo, 28 de agosto, com estimativa de 5.000 pessoas e 2.000 mulheres amamentando simultaneamente!


Cerca de duas mil mães de todas as áreas da cidade reuniram-se para amamentar seus bebês simultaneamente, na manhã de hoje, no Aterro do Flamengo. O “mamaço” marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca, e teve o objetivo de promover a primeira infância e a importância do aleitamento materno. A mobilização popular, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), contou com uma Feira de Saúde  no Parque da Cidade das Crianças, na Praia do Flamengo. Com a ação, a secretaria busca bater o recorde das Américas de mães amamentando ao mesmo tempo, segundo o Guinness, o livro dos recordes.




O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, falou sobre a importância da iniciativa. “O Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a promover a Semana do Bebê Carioca e a ação complementa os esforços da secretaria na área materno-infantil, como o Programa Cegonha Carioca que incentiva a realização do pré-natal, acolhendo e orientando as gestantes. Também investimos na ampliação da atenção básica, com as Clínicas da Família que oferecem assistência antes e após o parto, com visitas domiciliares aos recém-nascidos. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento das crianças”, ressaltou o secretário.




A atriz Betty Gofman, madrinha da campanha ‘Saúde, o seio da questão!’ do Sistema de Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia, participou do mamaço com suas filhas gêmeas e convidou as mães a serem madrinhas da amamentação em suas comunidades, além de reforçar a importância do apoio da família às novas mamães. Também estiveram presentes o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, e a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio, Cláudia Graça.




No local, profissionais de saúde davam orientações para a população nos estandes de saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. Para as crianças, foi montado o Espaço Brincar – o cuidado na primeira infância, com brincadeiras e atividades lúdicas. Durante toda a manhã aconteceram shows e apresentação de atividades culturais. A iniciativa contou com parceria do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (Crefono1) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).




Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Assessoria de Controle do Tabagismo disponibilizou um estande na Feira de Saúde com informações sobre o tabagismo durante a gestação. A população pode passar por avaliação de lesão de boca, medição de monóxido de carbono, avaliação da dependência química e obter orientações sobre como deixar de fumar.











Abertura Bebê Carioca,Secretário da Saúde , Dr. Hans Dohmann,  saudando todas as Mães cariocas.




Subsecretário  Dr.Daniel Soranz e Dra Rosane Rito 







 Crianças do Complexo do Alemão 







Tatiane Caldeira , Coordenadora CAP 5.1, mãe que Amamenta.






Cristina, Andrea , Izamar e Cintia, Gerentes das Estações OTICS-RIO, apoiando no Bebê Carioca.







 Atriz Beth Gofman amamenta seus gêmeos na Campanha  da Amamentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário