quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MEC vai investir no ensino de matemática

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
MEC vai investir no ensino de matemática:

Sabem ler e não sabem contar( (Brasília, 25/08/2011) – A secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, comentou na tarde desta quinta-feira, 25, o resultado da Prova ABC que fez avaliação da aprendizagem das crianças nos três primeiros anos de escola. De acordo com o estudo, os alunos do 3º ano do ensino fundamental têm mais dificuldade em matemática do que em leitura – apenas 42% dominam a adição e a subtração e conseguem solucionar problemas simples. Os resultados foram medidos por meio de uma avaliação aplicada a 6 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, das 27 capitais.
O Ministério da Educação (MEC) avalia os estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental. Antes desta fase, o aprendizado dos alunos é avaliado pela Provinha Brasil, exame que é aplicado pelo próprio professor e serve para que ele possa saber como está o desenvolvimento dos seus alunos. Os resultados não são divulgados. A partir deste ano, a Provinha Brasil que avaliava a aprendizagem de português passa também a aferir os conteúdos de matemática.
“O que a gente enxerga é que todos os nossos programas em relação à alfabetização e à leitura estão efetivamente dando resultado. Sabemos que esse resultado tem relação com a Provinha Brasil, os programas de literatura infantil, os acervos de biblioteca e o Pró-letramento que têm formado muitos professores na área de alfabetização”, diz a secretária.
Segundo Pilar é necessário aprofundar as ações em relação a matemática, especialmente na formação dos professores. Ela ressalta que nos últimos anos os governos municipais, estaduais e federal, além das próprias escolas, focaram mais a questão da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. “A gente tem de aprofundar a formação de professores nas séries iniciais, que muitas vezes priorizam a alfabetização. A criança tem de terminar o terceiro ano do ensino fundamental sabendo os fundamentos básicos da matemática”, afirma.
A Prova ABC é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


Ouça entrevista com a secretária Maria do Pilar Lacerda [Sonora:4'15'']

Nenhum comentário:

Postar um comentário