quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VIOLÊNCIA NO NAMRO É TEMA DE LIVRO

http://elosdasaude.wordpress.com/
http://elosdasaude.wordpress.com/VIOLÊNCIA NO NAMRO É TEMA DE LIVRO:

A violência entre os jovens brasileiros, no contexto do namoro e do “ficar”, é tema de livro organizado pelas pesquisadoras Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/Fiocruz).


Intitulado Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros, o livro é resultado de um estudo pioneiro, desenvolvido por pesquisadores de nove universidades públicas e da Fiocruz. A pesquisa envolveu mais de 3 mil jovens, com idades entre 15 e 19 anos, de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Recife e Teresina.


A obra aborda os novos contornos da juventude no século 21, que implicam também mudanças nas relações amorosas e consquentemente, nas manifestações de violências íntimas.


“Nosso intento não foi apenas criar um conhecimento novo; ele vai muito além da publicação do livro. Envidaremos todos os esforços possíveis para que as descobertas aqui apresentadas possam subsidiar políticas, programas e planos de ação nos campos social, educacional e de saúde”, defendem as pesquisadoras na apresentação do livro.


>> Leia entrevista com a pesquisadora Cecília Minayo



Em junho, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro mobilizou unidades de saúde e profissionais que atuam na área em torno da gentileza no namoro e da prevenção das diversas formas de violência nos relacionamentos.  O Mês de Prevenção das Violências no Namoro foi uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ),  em parceria com o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.


>> Conheça experiências de promoção da saúde e prevenção das violências no namoro


Like this:

Be the first to like this post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário