terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeito e secretária de Educação inauguram escola na Zona Norte

Nova unidade, no entorno do Complexo do Alemão, tem capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano

02/08/2011

O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram, na manhã desta terça-feira (dia 2), a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, em Inhaúma, Zona Norte da cidade. Com capacidade para atender até 580 alunos da Pré-Escola ao 6º Ano, a nova unidade, que fará parte do programa Escolas do Amanhã, está situada no entorno do Complexo do Alemão, conjunto de comunidades pacificadas pelas forças de segurança e com uma série de intervenções da Prefeitura do Rio. Inicialmente, a unidade receberá os 280 alunos, do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Henrique Foréis, também em Inhaúma, que após ser totalmente reformada passará a funcionar como Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI).

Durante a cerimônia de inauguração, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre alegria de estar inaugurando mais uma escola da Rede Municipal de Ensino.

- Estamos celebrando três ações muito positivas hoje, a primeira delas é a inauguração desta escola, que vai receber, também, os alunos da Escola Municipal Henrique Foréis, que era uma Escola do Amanhã. A nova unidade, além de ampliar a oferta de vagas, vai continuar oferecendo o mesmo tipo de atendimento, pois fará parte do programa Escolas do Amanhã. A segunda é a construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil no local onde ficava a antiga unidade escolar. E em terceiro lugar, estamos celebrando um ensino de qualidade para estes alunos, pois os resultados educacionais da escola que precedeu esta já eram bons e aqui, com este novo prédio, serão ainda melhores – afirmou a secretária.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas áreas já pacificadas da cidade. A nova escola, além de abrigar os 280 alunos da antiga unidade, terá mais 200 vagas para o Ensino Fundamental, inclusive passado a atender também o 6º Ano. As outras 100 vagas estão destinadas à Pré-Escola. Na região do Complexo do Alemão, a previsão é que sejam implantados até o fim deste ano mais quatro EDIs, que atendem creche e Pré-Escola. Além disso, estão previstas, também, a reconstrução de uma unidade escolar e a reforma de outras duas. Atualmente, a região conta com sete creches, um EDI e 17 Escolas Municipais, com um total de 12.700 crianças e adolescentes atendidos.

O prefeito Eduardo Paes discursou, durante a inauguração, sobre a revolução que está sendo feita na educação da cidade do Rio desde o início de sua gestão.

- Estamos fazendo uma revolução na educação da cidade do Rio de Janeiro. Desde que assumimos a prefeitura, no início de 2009, acabamos com a aprovação automática, já convocamos cerca de 5 mil professores e estamos próximos de dobrar o número de vagas em creches. Essa revolução representa a construção de um novo futuro, é a aposta de que essa cidade vai melhorar – declarou o prefeito.

A nova Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti conta com seis salas para Ensino Fundamental, duas para Educação Infantil, sala de saúde, auditório, biblioteca, sala de informática, sanitário infantil, sanitário para criança com deficiência, rampa e pátio coberto e descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário