terça-feira, 2 de agosto de 2011

TRANSFORMANDO VIDAS, UM SORRISO DE CADA VEZ

http://elosdasaude.wordpress.com/
TRANSFORMANDO VIDAS, UM SORRISO DE CADA VEZ: "


Em 2009 tive a chance de participar do programa da Operação Sorriso, no Rio de Janeiro, e me apaixonei pela particularidade e pela força desta causa. A Medicina me pareceu, então, uma ótima oportunidade para, um dia, poder fazer a mágica de trazer o sorriso de volta às crianças com fissura-palatino.


Agora, no âmbito da Escola de Medicina Souza Marques, estamos iniciando um grupo estudantil que integra uma iniciativa internacional chamada Associação Universitária da Operação Sorriso (OSCA, na sigla em inglês). Nós estamos formando a primeira OSCA do Rio de Janeiro e nossa meta é multiplicar mais e mais grupos, para conquistar cada vez mais sorrisos. O principal objetivo é plantar desde cedo, junto aos estudantes de medicina, a semente do voluntariado, da ajuda ao próximo; fomentar a responsabilidade social e dar um basta ao preconceito e à discriminação.


A estudante de medicina Victoria Mey e as crianças atendidas pela Operação Sorriso


Por enquanto, contamos com a participação de 15 alunos da Escola de Medicina Souza Marques. Começamos nosso trabalho com a divulgação dos Programa Cirúrgico que acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro. Espalhamos cartazes da Operação Sorriso em lugares considerados vulneráveis e de grande circulação, fazendo desde contatos com grandes empresas até simples pedidos para colar um cartaz em uma igreja, farmácia ou loja. Tínhamos a tarefa de explicar o que é uma fissura lábio-palatino, para que essas crianças pudessem ser identificadas e direcionadas à triagem da Operação Sorriso.


O segundo passo foi auxiliar a ONG na arrecadação de doações necessárias para as crianças e suas famílias alojadas na Marinha, como alimentos especiais para o período pós-operatório. O retorno foi extremamente positivo, especialmente pelo grande apoio dos outros alunos da faculdade.


Aguardamos ansiosamente o início do Programa Cirúrgico no Rio de Janeiro. A iniciativa será realizada a partir de 08 de agosto, com a triagem de pacientes no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro (CTAC), e as cirurgias serão realizadas posteriormente, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Esta experiência nos ensina que existem mudanças desejadas que podem ser alcançadas. Com a criação oficial da OSCA Souza Marques, a primeira do Rio de Janeiro, queremos trabalhar ao longo do ano com questões que envolvam não só as crianças com lábio leporino, mas promover também outras ações sociais que levem educação em saúde e conscientização para a população, na busca por uma vida melhor.


Agimos inspirados pelo lema da Operação Sorriso Brasil: Transformando vidas, um sorriso de cada vez”.


Victoria Mey, estudante de medicina e voluntária da Operação Sorriso.


Assista ao vídeo da campanha da Operação Sorriso no Rio de Janeiro:


"

Nenhum comentário:

Postar um comentário