terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prefeitura realiza mapeamento cardiológico da cidade


Estratégia para medir risco cardiovascular dos carioca contará com unidade móvel que realizará exames da população

23/08/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) inicia nesta terça-feira, 23 de agosto, um mapeamento cardiológico inédito no país. O projeto, que realizará mais de 4.600 exames durante três meses, busca entender como está a saúde cardíaca do carioca para o planejamento de ações de prevenção a infarto e complicações, além de traçar uma política de ação na área da cardiologia na cidade do Rio. As doenças cardiovasculares (DCV) são apontadas pelo Ministério da Saúde como a principal causa de morte entre os brasileiros.

Para tanto, um caminhão equipado com eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico rodará cinco áreas da cidade durante 84 dias. Com início no Complexo do Alemão, o cardiomóvel passará ainda por Realengo, Sampaio, Santa Cruz e Botafogo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Uma equipe formada por dois cardiologistas, três técnicos e duas recepcionistas atenderá, em média, 20 pessoas por dia. Os pacientes serão previamente agendados e encaminhados, via Clínicas da Família, para onde o Cardiomóvel estiver mais próximo de sua moradia. Após a realização dos exames, o paciente receberá um protocolo para retirada dos resultados na própria Clínica. Lá, passará novamente pelo Clínico Geral para análise dos resultados e orientações de tratamento, se necessário.

O mapeamento da saúde cardiológica será realizado no projeto piloto em 1.500 cariocas. Ao final de quatro meses, já será possível ter um retrato da situação. Na segunda fase, o trabalho será feito com todos os cidadãos assistidos pelas Clínicas da Família, mais de 1,6 milhão de pessoas. Na avaliação, serão verificados índices como glicemia, colesteral, circunferência abdominal, peso, entre outros.

O projeto do Cardiomóvel, que servirá de base para a realização do mapeamento, é uma parceria da SMSDC com a General Eletric (GE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário