quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sábado é dia da segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil



10/08/2011

A Prefeitura do Rio promove neste sábado, dia 13 de agosto, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, para crianças de zero a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) oferecerá 600 mil doses da vacina em mais de mil postos fixos e volantes em toda a cidade, entre unidades de saúde, praças, escolas e igrejas, entre outros. Os locais de vacinação funcionarão das 8h às 17 horas.

A expectativa da SMSDC é vacinar cerca de 389 mil crianças nesta etapa, o que corresponde a 95% da população com menos de cinco anos. Na primeira etapa, realizada em junho, esta meta foi superada e 398 mil crianças foram imunizadas. Aproximadamente cinco mil profissionais estão envolvidos na campanha. No dia da vacinação, médicos e enfermeiros estarão de plantão nos postos de saúde para esclarecer as dúvidas da população.

A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Apenas em caso de doenças graves a criança não pode tomar a gotinha. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e mesmo que ela esteja atrasada, a criança receberá a nova dose.

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, transmitida por vírus, que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. A poliomielite está erradicada há 21 anos no município e, para que permaneça assim, a vacinação anual é muito importante.

Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o DisqueRio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário