quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Secretária de Educação, Claudia Costin, e presidente da MultiRio, Cleide Ramos, lançam série de TV



Mestre do tempo é mais um instrumento para professores tornarem as aulas de história e geografia mais atrativas para alunos dos 4º e 5º Anos

17/08/2011 » Autor: Fernanda Reis

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, lançaram a nova série produzida pela MultiRio, Mestre do tempo, nesta quarta-feira (dia 17), na Escola Municipal Pedro Ernesto, na Lagoa, Zona Sul da cidade. Destinada aos alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, a série mostra as aventuras de quatro adolescentes pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, por onde aprendem sobre a geografia e a história da cidade.

Para a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, esse material vai despertar maior interesse das crianças e também dos professores, contribuindo para que as escolas consigam atingir as metas desejadas.

– É fundamental ensinar para as crianças essa riquíssima história do Rio de Janeiro, pois elas vivem em uma cidade que já foi capital do nosso país, que teve papel importantíssimo na constituição do Brasil. Então, é uma grande alegria poder proporcionar aos nossos professores um material didático de qualidade para trabalhar especialmente com o 4º e o 5º Anos – avaliou a secretária. – Já para as nossas crianças, é uma série que vai fazê-las amar ainda mais a cidade com informações sólidas, mas ao mesmo tempo de uma forma lúdica. Nossas salas de leitura e nossas bibliotecas escolares vão receber esse material para que fique disponível para o maior número de pessoas possível, mas principalmente para as nossas crianças, que é o nosso foco principal – acrescentou Claudia Costin.

Nessa aventura, os jovens contam com um guia misterioso, que está presente em todos os momentos de descoberta e aprendizado: o próprio Mestre do Tempo (Savio Moll). Em dez episódios, Amanda (Amanda Ramalho), Tiago (Tiago Salomone), Valentina (Valentina Herszage) e Victor (Victor Navega Motta) percorrem pontos turísticos e históricos do Rio, aprendendo sobre o início da História do Brasil, com a chegada de Pedro Álvares Cabral, passando pela fundação da cidade até os dias atuais. A série Mestre do Tempo aborda, ainda, o que o futuro guarda de novos desafios para o Rio de Janeiro.

A presidente da MultiRio, Cleide Ramos, falou sobre como foi fazer uma série de programas especificamente das disciplinas de História e Geografia para os alunos da rede municipal de ensino.

- Preparamos um programa sobre a história e a geografia do Rio de Janeiro que pudesse, desde cedo, trazer o conhecimento e o amor à cidade, preenchendo três campos importantes: cultura, educação e cidadania. A série é muito interessante, pois faz um elo entre o passado e o presente, e a figura do Mestre do Tempo é que vai, pela curiosidade das crianças, estabelecendo os objetivos que eles precisam buscar para conhecer nos atuais monumentos, o passado da história – declarou a presidente.

Mestre do Tempo tem como público-alvo os alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental, educadores e, pela abrangência de seu conteúdo, a sociedade em geral. Todas as escolas da rede pública municipal que possuem o 4º e 5º Anos receberão, além dos episódios da série, fascículos com textos complementares, cujo objetivo é fazer os professores proporem aos alunos novas atividades para que conheçam a história e a geografia do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário