quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL SEM CARRO

http://elosdasaude.wordpress.com/
DIA MUNDIAL SEM CARRO:
22 de setembro: Dia Mundial sem Carro


Comemorado em todo o mundo nesta quinta-feira, 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro busca mobiliza a sociedade em torno da reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados por esta prática sobretudo nos grandes centros urbanos. A data é oportunidade para o estímulo a outras formas de locomoção  – a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trem, de bicicleta.


Participe do Dia Mundial Sem Carro e descubra novas maneiras de vivenciar a sua cidade.


Integrando a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) desenvolve uma pesquisa para conhecer as múltiplas percepções dos habitantes da cidade a respeito dos problemas ligados à mobilidade urbana, ao transporte e à convivência no trânsito, com foco no sentimento de segurança e na noção de civilidade. Os resultados fornecerão subsídios para uma campanha capaz de sensibilizar de maneira efetiva os diferentes segmentos da população e formular propostas de redução da insegurança, da incivilidade e da morbimortalidade no trânsito carioca. O estudo é desenvolvido pelas Superintendências de Promoção da Saúde e de Vigilância em Saúde da SMSDC-RJ, em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC).


Dia 06 de outubro, quinta-feira, o I Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito marca o lançamento de uma iniciativa integrada de segurança viária no trajeto para a escola, promovida pela SMSDC-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, CET-Rio, Detran, CESeC e UNICEF. O evento está alinhado ao plano de ação da  Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito, lancado pelos Ministérios da Saúde  e das Cidades, em reconhecimento à relevância deste problema no Brasil – país que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito.


As inscrições devem ser feitas através do email seminariotransito2011@gmail.com (enviar nome completo, formação, instituição telefone para contato e email para confirmação de inscrição).


 


>> Acesse a Rede Mundial sem Carro (World Carfree Network, em inglês) 


>> Saiba mais sobre a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito e conheça outras iniciativas sobre mobilidade urbana sustentável


 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário