quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MEC vai premiar experiências de inclusão

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
MEC vai premiar experiências de inclusão:

Todas as crianças na escola(Brasília, 21/09/2011) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou na manhã desta quarta-feira, 21, Dia Nacional da Luta das pessoas com deficiência, a 2ª edição do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças. Ele destacou os avanços para a inclusão das crianças com deficiência no ensino regular, que hoje chega a 70%, resultado de duas ações políticas do Ministério da Educação: a inclusão das escolas especiais no Fundeb e a dupla matrícula, que libera recurso adicional possibilitando que a criança com deficiência estude na escola regular e tenha reforço, no segundo turno, em classe especial.
Haddad, no entanto, ressaltou que o Brasil ainda precisa avançar na política de inclusão porque existem quase 200 mil crianças com deficiência que não estão na escola regular e nem na especial. “Temos de buscar essas crianças e fazer valer o bordão de nenhuma criança com deficiência fora da escola”, disse. Nesta segunda edição, serão premiados relatos de experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação, além de textos narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, matriculados na rede de ensino público.
Serão uma menção honrosa para o relato de experiência de educação infantil referente às categorias Escola Pública e Secretarias de Educação e três prêmios distribuídos em categorias diferentes: categoria 1 – escolas públicas com relatos de experiências no âmbito do projeto político pedagógico; categoria 2 – secretarias de educação com relatos de experiências sobre as práticas de gestão para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino e categoria 2 – estudantes de escolas públicas com textos narrativos sobre o tema, “A escola aprendendo com as diferenças” .
Cerca de 300 gestores, professores e secretários de educação de diferentes regiões do Brasil participaram do lançamento do prêmio. Ilma Mendes de Almeira, 47 anos, coordenadora do Programa de educação inclusiva direito à diversidade do município-pólo de Montes Claros (MG) é uma entusiasta do tema. “A nossa maior dificuldade é a acolhida desse aluno porque o professor se sente assustado. Ele precisa saber que terá o apoio do nosso programa, que tem como foco a formação do docente e a orientação aos pais que ainda temem preconceitos na escola regular”, comenta.
As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 21 de setembro, até 31 dezembro pelo endereço www.peei.mec.gov.br.


Ouça trecho do discurso do ministro Fernando Haddad.


Ouça o depoimento de Ilma Lopes sobre a experiência de inclusão nas escolas de Montes Claros (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário