domingo, 11 de setembro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 11 a 17 de setembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 11 a 17 de setembro:


ENSP DEBATE RIO+20

Reforçando o seu papel nas discussões sobre políticas públicas e de interação com temas de relevância para a sociedade brasileira, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) escolheu o tema Rio+20: desenvolvimento sustentável, economia verde e erradicação da pobreza para comemorar seu aniversário de 57 anos. O evento acontece de 13 a 16 de setembro.

Na quarta-feira, dia 14, serão realizadas conferências no Auditório Térreo e no Salão Internacional da Ensp sobre o sistema de saúde brasileiro, saúde  materno-infantil, controle de doenças infecciosas, doenças crônicas não transmissíveis, violências e  inovações em políticas de saúde. A programação também inclui a exibição do documentário O veneno está mesa, de Silvio Tendler, na quinta-feira, dia 15, às 13h30.  E durante todo o evento, a Tenda da Saúde, no pátio da Ensp, promove o Festival Prata da Casa, com apresentações culturais de trabalhadores e alunos da unidade, sempre às 12h30; a Barraca da Saúde, com atividades de educação e promoção da saúde desenvolvidas por  profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria; e a Cantina Terrapia de alimentação viva, que  visa promover a saúde por meio de uma alimentação saudável baseada em alimentos germinados.


UPP UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA?

O modelo de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro é tema de debate promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Folha de S. Paulo. O seminário UPP: um novo modelo de segurança pública? acontece nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, a partir das 10h, na FGV Direito Rio (Praia de Botafogo, 190, 12º andar). Às 10h, o painel UPPs e Segurança Pública reunirá o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; a socióloga Julita Lemgrumber, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes; e a líder comunitária da Babilônia, Percília da Silva Pereira. Às 11h30, o tema em pauta são as UPPs Sociais. Participam do debate o presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Ricardo Henriques; a coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio, Luci Oliveira; e a líder comunitária do Alemão, Lucia Cabral. O evento está aberto para a participação da sociedade civil, alunos, professores, pesquisadores e autoridades. As vagas são limitadas e os interessados devem confirmar presença no site da FGV.

I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude

De 16 a 18 de setembro, o Rio de Janeiro realiza a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, etapa da II Conferência Nacional, sob direção da Coordenadoria da Juventude Cidadã do Gabinete do Prefeito. O evento contemplará três eixos temáticos principais: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil; Planos Municipal, Estadual e Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. Em julho, o Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo os Programas Internacionais foi oportunidade para a apresentação e a troca de ideias sobre experiências de protagonismo juvenil em todo o mundo.

SÁBADO CULTURAL

O Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) promove neste sábado, 17 de setembro, a XII Mostra Pedagógico-Cultural, no Espaço Cultural Santo Agostinho (Rua Barão do Bom Retiro, 920, Engenho Novo). A programação inclui apresentações culturais de crianças, adolescentes e jovens, em três turnos. Às 10h, é a vez da apresentação das turmas de Educação Infantil do Colégio AIACOM. Às 17h30, os jovens do projeto social apresentam espetáculos de música, dança e teatro. O destaque é para a peça O beco e os meninos de papel, que propõe a reflexão sobre a inserção social digna e produtiva de pessoas e grupos que vivem em situações de vulnerabilidades sociais. A entrada é franca. Mais informações: (21) 2581-9918 | cultural@aiacom.org.br.  


SESSÃO ESPECIAL PARA EDUCADORES: TAINÁ – A ORIGEM

A Estação SESC Espaço promove neste sábado, 17 de setembro, sessão especial do filme Tainá 3 – A Origem para educadores. A sessão tem início às 9h30, após o café-da-manhã, servido às 9h. A Estação SESC Espaço fica na Rua Voluntários da Pátria, 35, em Botafogo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (21) 3593-0434, (21) 3592-0434 ou (21) 3035-7101.

Assista ao trailer do filme Tainá 3 – A Origem



* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


Nenhum comentário:

Postar um comentário