sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O prefeito e a secretária de Educação lançaram o Dia D de Combate à Dengue nas escolas da Prefeitura

A campanha será realizada até o verão de 2012 e contará com diversas ações

07/10/2011 » Autor: Fernanda Reis

O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, acompanhados do secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, lançaram o Dia D de Combate à Dengue nas escolas e creches da Prefeitura, nesta sexta-feira (dia 7), na Escola Municipal Benedito Ottoni, no Maracanã. O Dia D marcou, ainda, o início da campanha de mobilização de alunos, professores e comunidades do entorno das unidades de ensino da rede municipal para a prevenção à doença. A campanha vai durar até o verão de 2012, com a realização de diversas ações, em parceria com a Secretaria de Saúde e outros órgãos municipais. No evento, o prefeito e o secretário de Saúde deram uma aula sobre o tema para os alunos.

Durante o evento a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a importância da participação dos alunos nesta ação, que tem como objetivo a prevenção da dengue.

- Hoje é o Dia D de Combate à Dengue nas creches e escolas da Prefeitura. Cada unidade escolar está desenvolvendo a sua iniciativa de combate à dengue junto às crianças hoje e com as famílias amanhã. As escolas e os alunos estão sendo preparados para orientarem as pessoas, da própria casa e da comunidade, sobre a dengue, como prevenir e como combater o foco. Queremos que cada criança de nossas escolas tenha esse momento de aprendizagem importante. Para isso, entregamos para cada escola um kit com jogos e DVDs com vídeos de campanhas para que os professores utilizem durante as aulas e as crianças aprendam brincando – concluiu a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin.

O Dia D de combate à dengue nas escolas e creches integra a estratégia da Prefeitura do Rio contra uma possível epidemia da doença no próximo ano. No dia 1º de setembro, o prefeito publicou um decreto instituindo Estado de Alerta contra a Dengue na cidade e apresentou um programa extenso de ações que envolve diversos órgãos da prefeitura e prevê, entre outras medidas, a duplicação da quantidade de agentes de Vigilância em Saúde, a ampliação do número de polos de atendimento e a aquisição de novos carros e equipamentos.

Em seu discurso o prefeito Eduardo Paes ressaltou a facilidade com que as crianças aprendem e disseminam as informações, e que isso ajudará, e muito, na prevenção da doença.

- As crianças têm uma capacidade muito grande de aprender, elas vão chegar em casa hoje, depois da aula, e vão alertar os pais. Este tipo de ação ajuda muito na prevenção. A previsão é que neste ano a gente tenha uma grande epidemia de dengue na nossa cidade, uma doença que a gente pega principalmente na nossa casa. Se fizermos a nossa parte, diminuímos muito os riscos dessa epidemia acontecer. Além desta ação nas creches e escolas municipais, também contamos com o auxílio dos agentes de saúde, do programa de saúde da família e do carro fumacê, mas é muito importante que todos colaborem – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Entre as ações da campanha estão previstas a capacitação de professores e alunos, com palestras de técnicos da Secretaria de Saúde e Defesa Civil (SMSDC); um mutirão em todas as unidades de ensino da rede, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito; além de um trabalho pedagógico com os alunos sobre o tema. Todas as escolas que atendem ao primeiro segmento (1º ao 5º Ano) receberam o Kit Dengue, produzido pela MultiRio, que contém diversas atividades para serem realizadas com os estudantes, como um jogo de tabuleiro, no qual as crianças aprendem sobre o tema. Além disso, todas as 1.349 escolas e creches receberam cartazes e um DVD com informações gerais a respeito da doença.

Para o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, esta ação mostra a preocupação da Prefeitura em conscientizar cada vez mais as pessoas para que as epidemias de dengue diminuam na cidade.

- As crianças são muito importantes neste tipo de ação, elas são capazes de influenciar pais, avós, vizinhos. Além disso, elas também são muito atentas e detalhistas quando se envolvem com este tipo de iniciativa. Essa ação que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, mostra uma dedicação da Prefeitura em fazer uma geração mais consciente e em ajudar a geração atual a cuidar da cidade – disse o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

As ações continuarão neste sábado, durante a Reunião Bimestral de Pais, realizada em todas as escolas. No encontro, o tema também será debatido e os pais e responsáveis receberão um folder com informações sobre a doença e sobre como preveni-la. Os professores e agentes auxiliares de creche receberão uma carta reforçando a necessidade de trabalhar com os alunos a formação de hábitos, como sempre olhar o ambiente, com o objetivo de identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Até o fim de outubro, em parceria com a Saúde, professores e alunos serão capacitados e verão uma palestra do biólogo Julio Barbosa, técnico da Coordenação de Educação em Saúde. A mobilização também vai ultrapassar os muros das escolas. Como tarefa, os alunos vão levar para casa um questionário da dengue, que deverá ser aplicado ao maior número de pessoas possível. No retorno, as informações coletadas servirão como subsidio para o trabalho de prevenção nas aulas das diversas disciplinas.

JOGO DE TABULEIRO VAI AJUDAR A PREVENIR A DOENÇA

Nas escolas do primeiro segmento (1º ao 5º Ano), os professores vão trabalhar com os alunos o Kit Dengue. Produzido pela MultiRio, o kit contém o Jogo da Dengue, no qual os alunos aprendem, de forma lúdica, diversas informações sobre a doença, por meio de uma disputa em um tabuleiro. O kit também é composto por um DVD com o vídeo Dengue: Contando uma História e um conjunto de fichas com atividades para os alunos, com jogos e passatempos, e um grupo de fichas para o professor com a orientação de como utilizar todo o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário