domingo, 23 de outubro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 23 a 29 de outubro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 23 a 29 de outubro:
DANÇA SENIOR

O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, promove nesta terça-feira, 25, aula de dança sênior – atividade gratuita voltada para pessoas com mais de 60 anos. O objetivo é disseminar os benefícios que a atividade física e a abordagem lúdica da dança podem trazer para a saúde, especialmente dos idosos. A atividade acontece toda última terça-feira do mês, sempre às 9h. Não é preciso realizar inscrição. Mais informações pelo telefone (21) 3111.6802. 




PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Abordar o tema suicídio sob a perspectiva da saúde coletiva e ampliar o processo de mobilização dos diversos segmentos e públicos na prevenção do suicídio são os principais objetivos do 3º Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ – Aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio, que acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 9h, no auditório 11 da UERJ. Além de debates envolvendo especialistas como o filósofo Leonardo Boff, o evento investe em uma abordagem lúdica do tema. Às 18h30, será apresentada a peça A História do Homem que ouve Mozart e da Moça do Lado que escuta o Homem. O espetáculo será seguido de debate com o público. Mais informações pelo email uerjpelavida2011@gmail.com e pelos telefones (21) 2334-0918 | (21) 2334-0863 | (21) 8785-2630.



POLÍTICA MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO


A consulta pública para a formulação da Política Municipal de Alimentação e Nutrição está aberta até esta quarta-feira, 26 de outubro. O objetivo é garantir a transparência e a participação social neste processo, que já envolveu mais de 400 colaboradores.  O trabalho é coordenado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ), e envolve diversos atores e instituições governamentais e não-governamentais, além de instâncias de controle social.



RELACIONAMENTOS FAMILIARES EM DEBATE

Os relacionamentos familiares estão em pauta na próxima edição do Em Cine – Ciclo de Debates, a partir do filme O Presente (EUA, 2007), que retrata a difícil relação entre um avô e seu neto. A programação também inclui o lançamento das Avós no século XXI: mutações e rearranjos na família contemporânea, da psicóloga Andréia Ribeiro Cardoso, moderadora do debate. O encontro acontece de 17h30 às 20h30, na UERJ (R. São Francisco Xavier, 524,bloco F,sala 10.005). O Em Cine – Ciclo de Debates acontece toda última quarta-feira do mês. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0872 ou pelo email proadol@uerj.br.

Assista ao trailer do filme O Presente:






 



5º PAINEL MORAR CARIOCA: A CIDADE INTEGRADA

O Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ) promove nesta quinta-feira, 27, às 18h, o 5º Painel Morar Carioca: A Cidade Integrada. O objetivo da iniciativa, alinhada ao Plano Municipal de Integração de Assentamentos Precários Informais, é promover a troca de ideias e experiências sobre o espaço urbano e a integração favela & cidade. Esta edição recebe Carlos Lessa e Rossika Darcy de Oliveira, em um debate mediado pelo jornalista Sidney Rezende. O IAB-RJ fica no Flamengo, na Rua do Pinheiro, 10 (esquina com a Rua Dois de Dezembro).

REFLEXÃO SOBRE CULTURA AFROBRASILEIRA

Estão abertas até dia 30 de outubro (domingo) as inscrições para o Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira, que acontece nos dias 08 e 09 de novembro na PUC-Rio, na Gávea. Com o tema O Ano Internacional dos Afrodescendentes e a Resistência Política dos Negros no Brasil- De  Zumbi dos Palmares a Abdias Nascimento, o evento propõe o debate sobre os ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, bem como nos diferentes espaços da sociedade brasileira. A programação completa e os procedimentos para inscrição estão disponíveis no site do evento. Mais informações: seminarioafro2011.pucrio@gmail.com.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


Nenhum comentário:

Postar um comentário