domingo, 23 de outubro de 2011

PSE NSEC06 - Nosso Sistema Imune

http://blogdalergia.blogspot.com/
Nosso Sistema Imune: Recebemos muitas perguntas sobre as doenças causadas por alterações do sistema imunológico.
Nada melhor para esclarecer dúvidas do que visitar o site da ABRI (Associação Brasileira de Imunodeficiência). Esta associação reune médicos, parentes e amigos no apoio aos pacientes, para reconhecimento e tratamento precoce destas patologias.

Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções. 


O sistema imunológico é como um exército, onde existem diferentes armas, todas importantes para manter a defesa do organismo de forma adequada. A primeira linha de defesa é formada por células do sangue, denominadas glóbulos brancos (fagócitos), e por proteínas do sangue capazes de destruir microorganismos (sistema complemento). Quando estes componentes não conseguem destruir os microorganismos, o organismo lança mão de células específicas, denominadas linfócitos T e B.Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções.
Parece complicado, mas tudo se esclarece com a leitura do livro "Nosso sistema imune", que explica de forma clara como funciona o sistema imune normal e quando há uma deficiência neste sistema. Este e outros livros estão disponíveis para download no site da ABRI.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário