domingo, 9 de outubro de 2011

Vacinas - atualização

http://toqueginecologico.blogspot.com/
Vacinas - atualização: Genteeeeee...
Semana passada fui numa aula sobre vacinas. Não estava levando nenhuma fé, pensei que fossem falar a mesma coisa de sempre, mas não! Temos mudanças!

Pra começar, eu queria chamar a atenção de todos para colocar suas vacinas em dia, pois todo mundo só se preocupa com vacinas durante a infância ou quando engravida. Às vezes, quando o governo faz campanha. Confesso que a culpa é nossa, profissionais de saúde. Mas eu me redimi. Desde que fui numa jornada sobre o tema entendi a importância de perdermos 5 minutinhos da consulta para conversar sobre vacinas com nossos pacientes. Na verdade isso não é perder minutos e sim ganhar, concordam?

Atenção MENINOS!!! a vacina para HPV já está disponível.

Falei disso em post anterior, mas quero ressaltar a importância em se vacinar. Meninas também!!! Agora, sabe o que é mais legal? Muitos planos de saúde cobrem a vacina. Alguns reembolsam, outros dão desconto! Não é ótimo??? Para as meninas a vacina se apresenta de duas maneiras, a bivalente e a quadrivalente, já para os meninos só existe a quadrivalente.

Uma coisa que me surpreendeu foi o retorno da Coqueluche no país. Já está presente em vários estados e mesmo que você tenha tomado a vacina na infância, deve se vacinar novamente. Além disso a meningite, que também é uma doença muito perigosa, está forte na Bahia, mas não é exclusividade daquele estado. A vacina que tomamos na adolescência era diferente da atual. Vale vacinar novamente.

Cabe aqui um parágrafo sobre a vacina contra o tétano. Antigamente, para o reforço desta vacina eram administradas três doses com intervalos de 1 ou dois meses, principalmente nas gestantes com vacina anterior há mais de 10 anos. As gestantes que se vacinaram há mais de 5 anos e menos de 10, necessitavam apenas de 1 dose na gestação. Essa recomendação se mantém, mas a anterior mudou. Mesmo as gestantes que se vacinaram há mais de 10 anos só necessitam de 1 dose de reforço, pois é só um reforço, como o nome mesmo diz. Melhor pra nós, porque essa agulhadinha dói, viu?

Procurem seus cartões de vacina (se ainda existirem, eu acho que nunca tive um, mas tenho uma reunião de papéis de comprovantes de vacina, todos juntinhos em algum lugar que não sei onde), conversem com seus médicos que irão lhes indicar as vacinas importantes que devem ser atualizadas, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário