segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

http://otics-iraja.blogspot.com/
1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS:

É uma data criada para homenagear as pessoas que morreram e que morrem vítimas da doença e, também, para mobilizar, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade desta epidemia.

Nesta data, ao longo dos anos, no mundo todo, governos e sociedade civil, pessoas vivendo e convivendo com o vírus HIV, profissionais e pessoas voluntárias que se dedicam ao acompanhamento dos doentes e à prevenção das DST HIV-AIDS, investem mais na divulgação de dados sobre a epidemia, conversam mais sobre solidariedade, dedicam mais de seu tempo para falar de prevenção.

Neste ano de 2011, como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a SMSDC RJ está organizando a campanha Fique Sabendo no Município do Rio de Janeiro, que ocorrerá no sábado, dia 03 de dezembro das 8:00 as 17:00. Esta campanha tem como objetivos diagnosticar precocemente aqueles que estão infectados com o vírus e não sabem e promover a prevenção para aqueles que não estão infectados.

 As 180 Unidades Primárias de Saúde (Clinicas da Família, Centros Municipais de Saúde e Policlínicas) vão oferecer a coleta de sangue para realizar os testes anti-HIV e de Sífilis aos usuários que assim o desejarem. O resultado dos exames estará disponível a partir do dia 13 de dezembro. 

Nas Unidades de Saúde haverá ampla distribuição de material educativo, preservativos e realização de atividades voltadas para a prevenção das DST e do HIV, promoção da saúde e qualidade de vida. 



As unidades da CAP 3.3 estarão desenvolvendo nesta semana atividadesvoltadas para a prevenção do HIV/AIDS. As ações buscam discutir as questõesrelacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob oponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a idéia é estimulara reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro,distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.  

       CF Marcos Valadão:

Tenda na frente da Unidade distribuindo folhetos informativos sobre DSTe AIDS com distribuição de preservativos.

Palestras sobre AIDS no Auditório as 9 h e  as 14h
Apresentação de  video  na sala de espera durante todo o diacom rodas de conversa.

CF Josuete  :

Atividades na clinica com sala de espera manha e tarde
Apresentação de peça de teatro com adolescentes
Acoselhamento pre-teste manha
Oficina de cinema - tarde
Distribuição de preservativos
Solicitação de exames anti-hiv e vdrl

Sensibilização para o tema e chamada para a Campanha do FIQUE SABENDO,dia 03/12/2011.

Atividades no campo de futebol próximo a escola Rose Klabin
Tendas temáticas,distribuição de preservativos
Avaliação antropometrica ,educação em saúde

CMS Morro União  "Parada do Orgulho Gay na Luta Contra aAIDS". Será no dia 3, a concentração será na praça de Coelho Neto econtaremos com um trio eletrico para a caminhada e um carro de som paradivulgação.

Distribuiremos preservativos  masculinos, gel lubrificante efolhetos informativos.

CMS Portus Quitanda faremos uma caminhada de conscientização edistribuição dos preservativos e convites para o dia 03/12 ação de sábado esala de espera sobre o tema.

CMS Alberto Borgerth:
Será feito contato com as escolas do PSE para o desenvolvimento de
atividades de educação em saúde.

         PAM Cavalcanti:

        Através de stand e com o auxílio dosacadêmicos de Enfermagem
da Universidade Celso Lisboa, iremos rrealizar atividades de prevençãoao HIV/Aids.

CF IPASE:
 Realizar educação permanente sobre estatemática com os  com os profissionais daunidade.
 Confeccionar o laço vermelho símbolo dasolidariedade em relação aa AIDS, que deverá ser preso no uniforme de todos osfuncionários.


Confeccionar manualmente, um pequenorecado, no tamanho da embalagem dos preservativos, aconselhando as pessoas autilizar a camisinha SEMPRE. Colar esse recado em cartolina nos preservativosindividualmente para serem distribuídos diretamente aos indivíduos do grupoalvo dessa ação. Consideramos essa atividade uma boa forma de alcançar osjovens com uma informação simples, direta, séria e ainda estreitar os laços deconfiança desses jovens com os ACSs e funcionários.


Stand informativo na unidade comdistribuição de preservativos
DAPS com parceria das unidades:


Será realizadas duas grande ações, no CEASAe Mercadão de Madureira com distribuição de preservativos , gel lubrificante ,material informativo e laços vermelhos . Teremos  peças teatrais de sensibilização para o temae chamada para a Campanha do FIQUE SABENDO, dia 03/12/2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário