segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ALUNOS DAS ESCOLAS DA PREFEITURA PARTICIPAM DO 2 ° FESTIVAL DE BASQUETE DO PROJETO GIBI

Com o objetivo de formar novos atletas da modalidade, o projeto atende atualmente cerca de 5.200 estudantes

28/11/2011 » Autor: Isabella Amorim

O 2° Festival de Basquete do projeto Gibi (Grupo de Iniciação do Basquete Infantil) foi realizado nesta segunda-feira (dia 28), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, com a participação de 2.080 alunos das escolas da Prefeitura. O projeto é uma parceira da Secretaria Municipal de Educação com a Associação Máster de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Amberj) e a Fundação Vale. Na quadra, 60 alunos que se destacaram nos treinamentos e Festivais Regionais, realizados pela Amberj durante o ano, representaram suas escolas e formaram times nas categorias sub-12 e sub-15, Feminino e Masculino, para disputar quatro partidas.

Iniciado em fevereiro de 2010, o projeto Gibi atende atualmente cerca de 5.200 alunos de 52 escolas da rede, que praticam basquete duas vezes por semana, durante uma hora, no contraturno escolar, com professores da rede treinados pelo projeto. De acordo com o presidente da Amberj, Rogério Cintra, o objetivo da iniciativa é difundir o esporte, descobrir novos talentos e levar os benefícios da prática esportiva à sala de aula.

- Com a massificação do ensino acreditamos que estamos ajudando a formar atletas de base que a médio e longo prazo poderão formar uma equipe campeã e resgatar o lugar de destaque que o basquete brasileiro ocupava no passado. Um país em processo de desenvolvimento tem que dar oportunidades para crianças e adolescentes iniciarem em diferentes modalidades esportivas e não só o futebol – informa Rogério Cintra.

Após as disputas entre alunos, o time campeão brasileiro sub-21 do Flamengo fez uma exibição, para delírio dos estudantes. Ex-atletas da seleção brasileira bicampeã mundial de basquete, o prefeito Eduardo Paes e a secretária de municipal de educação, Claudia Costin, foram homenageados no evento. Entre os ex-atletas estava Amaury Passos, bicampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico, que ficou encantado com o talento da aluna Lauani Maria da Silva, da Escola Municipal João Goulart, no Andaraí.

- Ela é fantástica. Pelo o que pude observar ela tem muito talento e com certeza ainda vai ser uma vencedora e quem saber vestirá a camisa da seleção brasileira – revelou Amaury Pasos.

A estudante, que foi campeã no ano passado no Torneio 5X5, disputado entre 50 escolas públicas e particulares dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e eleita a melhor jogadora da competição, agradeceu os elogios de Amaury e a oportunidade de participar do projeto Gibi.

- Há quase dois anos pude conhecer mais sobre o basquete, tudo graças ao projeto. Hoje faço parte do time da Mangueira. A melhor forma de agradecer a oportunidade que me deram é me dedicando e me aperfeiçoando a cada dia – revela Lauani Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário