terça-feira, 8 de novembro de 2011

Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento

http://www.vithais.com.br/
Final de ano letivo: Orientações para quem precisa melhorar o rendimento:


Estamos no último mês de aulas regulares. Os compromissos escolares estão próximos do fim. Há um cansaço evidente no ar, fruto de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. A proximidade das férias mexe com a cabeça dos alunos e também dos professores. Há ainda conteúdos a serem finalizados e avaliações a aplicar. Para alguns alunos, que durante o ano se esforçaram mais, as preocupações são menores: manter o nível, continuar com os bons resultados, fechar com "chave de ouro".


Os alunos que, por sua vez, não conseguiram ao longo do ano atingir as médias esperadas estão preocupados. Precisam de boas notas. Devem pegar recuperações. Terão que esforçar-se muito mais do que fizeram nos bimestres (ou trimestres) anteriores, inclusive sofrendo com alguma defasagem ou dúvida que tenha ficado de conteúdos passados.


Para as famílias, nesta época do ano, apreensão em alguns casos e tranquilidade em tantos outros. Para aqueles pais cujos filhos mantiveram uma regularidade e disciplina de estudos é hora de pensar numa programação de atividades para as férias que permita o necessário descanso, reposição de energias e diversão para todos, especialmente para os filhos que conseguiram apresentar um resultado tão satisfatório na escola.


No caso das famílias cujos filhos não tiveram bom rendimento é hora de colocar o pé no acelerador, assumindo práticas de estudo que permitam um melhor aproveitamento e, por conta disso, algumas recomendações são necessárias, a saber:


- Atenção redobrada as aulas para conseguir manter-se atualizado quanto aos conteúdos trabalhados que irão ser tema das próximas avaliações. Por conta da proximidade das férias é muito comum que os alunos sintam-se desmotivados, com mais sono ou ainda com uma preguiça sem igual. Isso tem que ser combatido pelo próprio aluno, cobrado por seus familiares e estimulado em sala de aula por explicações e atividades que façam o aluno trabalhar durante todo o tempo da aula.


- Trabalhos e tarefas deste último período escolar não podem deixar de serem feitos e entregues nos prazos.  As escolas utilizam trabalhos e tarefas com a finalidade de aprofundamento ou então fixação de conteúdos e saberes vistos em sala de aula. Além disso, em várias unidades educacionais estes trabalhos e tarefas compõem parte das notas do período letivo que podem ajudar os alunos na obtenção de melhor aproveitamento. Muitas vezes os pontos das tarefas e trabalhos podem significar a diferença entre ter média ou não.


- Em caso de dúvidas, levante a mão, pergunte! Os professores estão lá para isso mesmo, ou seja, para explicar e, caso o aluno não tenha entendido, ajudá-los com mais informações, com outras explanações, com exercícios de apoio, sentando-se ao seu lado para tirar as dúvidas individualmente... Aproveite este ensejo, os próprios professores agradecem o interesse e se sentirão motivados em ajudá-lo.


- Caso não saiba ao certo como estudar, consulte os professores, a orientação educacional ou a coordenação pedagógica. Por vezes o aluno tem mais facilidade em humanas, em outras ocasiões em ciências ou matemática, mas há sempre aquele conteúdo, aquela disciplina em que temos mais dificuldade. Não hesite, busque apoio, o auxílio pode ser dado pelos professores das disciplinas em que você tem maiores problemas ou mesmo pela coordenação pedagógica ou orientação educacional.


- A família deve informar-se junto a escola do rendimento do aluno. Busque informações, saiba das notas, do aproveitamento em sala de aula, da entrega de trabalhos e tarefas juntamente a escola. Busque a coordenação, a orientação ou mesmo a direção da unidade educacional onde seu filho estuda para ter todos os dados e saber o que está acontecendo, o que pode ser feito, como a escola está ajudando e de que forma a família pode auxiliar o aluno nesta reta de chegada.


- Os compromissos sociais devem ser colocados em segundo plano pois a escola é prioridade. A família, assoberbada por seus compromissos de final de ano, muitas vezes acaba colocando-os em primeiro plano. Compras, viagens, festas ou mesmo programas de final de semana, quando os alunos estão no último período do ano letivo tem que estar sempre em segundo plano em relação aos estudos, ainda mais quando o aluno está com rendimento abaixo do esperado. Cancele alguns destes compromissos sociais, estipule horários de estudo, acompanhe seu filho e veja se realmente está estudando ou se está fazendo outra coisa (na internet, ouvindo música, conversando pelo telefone com amigos, vendo TV...). 


Crianças e adolescentes precisam de foco e orientação, de cobrança e disciplina. Eles não irão gostar disso num primeiro momento, mas no futuro entenderão melhor e certamente agradecerão por isso.


Por João Luís de Almeida Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário