terça-feira, 8 de novembro de 2011

Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria

http://www.rodrigostoledo.com/
Respondendo a chamada na escola com sistema de biometria:


Eu tenho uma filha de 10 anos e como trabalho em Home Office procuro ajudar o máximo em sua educação, e o uso da tecnologia é sem dúvida alguma um dos pontos que procuro fazer a diferença, até em sua escola onde faço palestras sobre internet e mídias sociais regularmente, mas sinto que a maior parte das escolas ainda está muito longe de adotar novas tecnologias para acompanhar de perto as novas gerações.


Nesta semana eu encontrei uma matéria muito interessante sobre uma escola pública de Praia Grande (SP), onde os alunos respondem a chamada colocando o dedo indicador num sistema biométrico ao entrar na sala de aula, confirmando a presença com a digital, sendo que se faltar, seus pais são avisados por SMS. De acordo com o chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital de Praia Grande, Marcos Pastorello, o sistema ajuda a economizar merenda escolar – afinal, com o sistema, a escola sabe quantos alunos estão lá e vão comer. Com menos desperdício, “por si só o projeto já paga todo esse investimento”, diz Pastorello.


Outros pontos positivos incluem o fato de que as aulas podem durar mais, já que não se perde tempo fazendo a chamada, o número de faltas foi reduzido e até os pais ficam mais engajados, avisando de forma mais rápida quando o filho precisa faltar, e levando as atividades para o filho fazer em casa. O sistema está instalado nas salas de aula dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini, mas Pastorello informou que em 2012, mais dez escolas municipais de Praia Grande terão o sistema, e todas as 30 escolas municipais da cidade terão biometria em 2013.


Aos poucos as escolas estão começando a experimentar os benefícios da aplicação de ferramentas de tecnologia para os mais diversos fins, sejam eles educacionais ou administrativos, e com o tempo eu espero que mais iniciativas como esta sejam adotadas por um número ainda maior de instituições de ensino!


Via Gizmodo.




Related posts:

  1. Professores ainda sabem menos sobre internet que os alunos No ano passado comecei a fazer palestras sobre internet e...

  2. A mochila de escola 2.0 Hoje ao ler um texto no Update or Die encontrei...

  3. Porta da Escola Eu nunca enfrentei nenhum problema na porta da escola da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário