domingo, 13 de novembro de 2011

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 13 a 19 de novembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 13 a 19 de novembro:
14 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DO DIABETES

Nesta segunda-feira, 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. Em 2011, a campanha brasileira tem dois motes: O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos e O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção da doença e evitar o preconceito em relação aos pacientes. Na quinta-feira, 17, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Ensp/Fiocruz e o Teias-Escola Centro Municipal de Saúde Manguinhos promovem a Caminhada pela Saúde: Diabetes não Discrimina.A atividade terá início às 8h30 e será monitorada por um professor de Educação Física.

Assista à campanha do Dia Mundial do Diabetes



CINEMA ETNOGRÁFICO

Estreia nesta quarta-feira, 16, a 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, que exibirá documentários nacionais e estrangeiros no Cinema Espaço Museu da República (Rua do Catete, 153). Conheça os filmes que fazem parte do festival e consulte o catálogo com a programação.

Assista à vinheta da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico



CONSCIÊNCIA NEGRA

O Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) promove a Semana da Consciência Negra 2011, de 16 a 19 de novembro. Na quarta a sexta-feira, a programação inclui apresentações artísticas da Cia AIACOM, exposição de trabalhos e debates, de 9h às 14h30. No Dia da Consciência  Étnica, 17 de novembro, serão realizadas oficinas temáticas para alunos da Educação Infantil, do Ensino Médio e de programas de Educação para Jovens e Adultos. O encerramento será no dia 19, sábado, às 18h, com a Mostra Cultural de Africanidades, apresentações artísticas e multimídia, desfile afro-infantil, roda de jongo e exposição de trabalhos. Escolas interessadas em participar deve fazer o agendamento pelo telefone (21) 2581.9918 ou pelo email contato@aiacom.org.br. O AIACOM fica na Rua Barão do Bom Retiro, 920, Engenho Novo (em frente à Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia).

MORAR CARIOCA

Acontece nesta quarta-feira, dia 16, às 18h, o 5º Painel Morar Carioca: A Cidade Integrada. O debate será moderado pelo jornalista Sidney Rezende e contará com a presença de Carlos Lessa e Rosiska Darcy de Oliveira. O objetivo é promover a troca de ideias sobre a integração favela & cidade e a percepção do “ser carioca”. O encontro será no Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, esquina com Rua Dois de Dezembro).

EVENTOS ESPORTIVOS

Nos próximos anos, o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, receberá uma série de eventos esportivos de grandes proporções: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Mas o quanto a população será afetada, positiva ou negativamente? A  questão será explorada no Centro de Estudos da Ensp/Fiocruz, que acontece nesta quarta-feira, 16, às 14h, no Salão Internacional, com o tema Os grandes eventos esportivos dos próximos anos e o impacto na sociedade. A atividade é coordenada pelo pesquisador da Ensp/Fiocruz, Álvaro Nascimento, e receberá como expositor convidado o pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Carlos Bernardo Vainer. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

ARTES PÚBLICAS E SAÚDE PÚBLICA

As interfaces entre a arte e a saúde estão em cena nesta quinta-feira, 17 de novembro, durante o Seminário Artes Públicas e Saúde Pública, que acontece no Largo da Lapa, no anfiteatro da Praça Cardeal Câmara. A programação tem início às 16h, com o espetáculo Anargiros, do
Grupo Tá na Rua. Às 19h, o debate reunirá o ator e diretor Amir Haddad; o médico, cientista e professor da UFMG Nelson Vaz; a historiadora e museóloga Heloísa Helena Costa. O evento é organizado pelo Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). Informações: (21) 2976.1662 | culturaeciencia@gmail.com.


CULTURA EM BANGU

Sonhar não custa nada… Com este lema, o CAPS Lima Barreto, de Bangu, promove o show de variedades Tire o pé do chão! O evento acontece neste sábado, 19 de novembro, a partir das 15h, na Lona Cultura Hermeto Pascoal (Praça 1º de Maio, s/n, Bangu). A programação inclui música, humor, funk chinês, performance e pagode e conta com a presença do humorista Rodrigo Fagundes, o Patrick, de Zorra Total. A iniciativa é fruto do trabalho criativo e resistente  de usuários da unidade de saúde, seus familiares, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, cuidadores, psicólogos e  muitos amigos de toda a sorte. 






* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário